Quarteirão entre as ruas Duque de Caixas e General Osório tem bloqueio para a troca de galerias na região; prazo é de 40 dias
Motoristas que transitam pelo centro de Ribeirão Preto devem ficar atentos às interdições programadas para esta segunda-feira, Novo trecho da rua Marcondes Salgado é interditado nesta segunda-feira (30), que impactam principalmente a região da rua Marconte Salgado. A partir desta manhã, um quarteirão inteiro entre as ruas Duque de Caxias e General Osório está interditado devido à continuidade das obras de troca de galerias pluviais, que se estendem desde a Avenida Francisco Junqueira até a Avenida Nova de Júlio, com previsão de conclusão apenas em junho do próximo ano.
O trecho interditado corresponde ao quarteirão onde está localizada a Central de Polícia Judiciária (CPJ). A interdição começou pouco depois das 7h, antecipando o horário previsto inicialmente para as 8h, com o início da retirada do asfalto para acesso às tubulações de concreto ligadas às bocas de lobo. Essa etapa é fundamental para a substituição das galerias, que visam melhorar o sistema de drenagem da região.
Impactos no trânsito e rotas alternativas
Com a interdição na Marconte Salgado, o fluxo de veículos está sendo desviado para as ruas General Osório, Garibaldi e Duque de Caxias, que funcionam como rotas alternativas. Motoristas que descem a Marconte Salgado no sentido da Avenida Francisco Junqueira precisam virar à direita na General Osório, seguir por dois quarteirões, virar à esquerda na Garibaldi e, em seguida, novamente à esquerda na Duque de Caxias para retomar o trajeto habitual.
Para acessar a região da Avenida Francisco Junqueira, é necessário seguir um pouco além e virar à direita na Varão de Caxias. Essa orientação é fundamental para evitar congestionamentos e facilitar o trânsito durante o período das obras.
Outras interdições na área central: Além do trecho principal na Marconte Salgado, outras interdições continuam em vigor na mesma via, entre a General Osório e a Francisco Junqueira, também relacionadas à mesma obra de troca de galerias. Motoristas devem se programar para trajetos mais longos e com maior tempo de deslocamento.
Na rua São José, paralela à Marconte Salgado, há interdições totais em quarteirões que vão da Duque de Caxias até a Américo Brasiliense. Próximo ao Shopping Santa Úrsula, outro quarteirão está fechado entre as ruas Prudente de Morais e Campos Sales. Essas interdições têm causado sobrecarga em vias próximas, como as ruas 7 de Setembro e Cerqueira César, além das ruas que cruzam São José e Marconte Salgado, como Cerqueira César e Campos Sales.
Recomendações para motoristas: Fora do horário de pico da manhã, por volta das 9h49, o trânsito estava mais fluido, mas a expectativa é de aumento no fluxo a partir das 11h, devido ao horário de almoço. A orientação das autoridades é que motoristas evitem a área central de Ribeirão Preto sempre que possível, buscando rotas alternativas para minimizar o impacto das interdições.
O prolongamento das obras até junho de 2025 indica que os motoristas devem manter atenção redobrada e planejamento para os deslocamentos diários, considerando os desvios e possíveis congestionamentos na região central da cidade.
Informações adicionais
As obras fazem parte de um projeto amplo de modernização da rede de galerias pluviais, visando melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir pontos de alagamento no centro de Ribeirão Preto. Não foram divulgados detalhes sobre o cronograma completo das intervenções em outras áreas da cidade.



