Bloqueio é entre a São Sebastião e a General Osório; via terá o asfalto substituído e as galerias da Saerp vistoriadas
Ribeirão Preto registra nesta terça-feira diversas interdições e trechos em obras que seguem complicando o tráfego na área central e em avenidas importantes da cidade. A reportagem acompanhou as principais intervenções e traz orientação para motoristas que precisam passar pelas regiões afetadas.
Bloqueio na Rua Barão do Amazonas e desvio na região central
Desde o fim da manhã de segunda-feira, a Rua Barão do Amazonas está interditada entre as ruas São Sebastião e General Osório, nas proximidades da Praça Carlos Gomes. A construtora responsável pela implantação do corredor de ônibus iniciou a remoção do asfalto para reconstrução e reforço do pavimento, além da revisão das galerias e dos encanamentos da Saerp na área. A previsão de execução da intervenção é de 20 dias, segundo informações da empresa e da Secretaria de Obras de Ribeirão Preto.
Para trafegar no entorno, a RPMÓ (empresa que gerencia o trânsito municipal) determinou desvios: quem vem da Rua América-Brasil em direção à Barão do Amazonas deve virar à esquerda na Marquês de Salgado e, em seguida, à esquerda na Duque de Caxias para retornar à Barão do Amazonas. Motoristas que se deslocam pela São Sebastião rumo à Barão do Amazonas devem virar à direita na Marquês de Salgado e depois à esquerda na Duque de Caxias. As ruas Marquês de Salgado e Duque de Caxias estão, portanto, bastante sobrecarregadas, especialmente nos horários de maior movimento.
Leia também
Outros quarteirões da Barão do Amazonas seguem interditados entre Prudente de Moraes e General Osório. A prefeitura informou prazo de 15 dias para liberação de alguns trechos mais próximos à Prudente de Moraes, enquanto áreas próximas à praça Carlos Gomes devem demorar mais. A entrega do corredor de ônibus no quadrilátero central está prevista para maio.
Avenida 13 de Maio e pontos com interdições pontuais
Também nesta terça-feira a Avenida 13 de Maio, na região leste da cidade, apresentou tráfego complicado nas primeiras horas devido à implantação de trecho do corredor de ônibus com interdição parcial da faixa direita. No acesso pela rotatória da Meira Júnior, apenas a faixa da esquerda estava liberada, com maquinário pesado no canteiro central. Em outros pontos da avenida, o serviço já foi executado com aplicação de concreto, mas o trecho ainda não foi liberado ao tráfego devido à cura do material.
Há ainda obras com restrição de fluxo na área da Constábil Romano, entre avenidas Leon 13 e Presidente Kennedy, e interdição da faixa direita em frente ao Hospital Santa Cruz. Em alguns trechos próximos à rotatória da 13 de Maio até a Francisco Junqueira há lentidão e pontos de retenção.
Interdição na Lafayette e orientações aos motoristas
Para a manhã desta terça-feira está prevista interdição na esquina da Rua Lafayette com a Rua 7 de Setembro, na altura da Praça 7 de Setembro. O bloqueio é de curta duração (estimado em um dia) e integra o programa Ribeirão Mobilidade, vinculado à implantação do corredor de ônibus no centro.
Durante o serviço na Lafayette haverá desvios: orientação para virar à direita na Rua São José, à esquerda na Campos Salles e à esquerda na Rua Marechal Deodoro para seguir na Lafayette sentido Vila Seixas, ou opção de acessar pela Avenida Independência. A prefeitura informou que haverá acesso local a moradores e comerciantes durante as intervenções.
As autoridades de trânsito recomendam que, sempre que possível, motoristas evitem passar pelas áreas citadas, redobrem a atenção, reduzam a velocidade e tenham paciência ao enfrentar trechos com máquinas e faixas parcialmente interditadas.
Samuel Santos, da equipe de reportagem, percorreu os trechos afetados e registrou os desvios e pontos de maior lentidão para orientar quem precisa circular pela cidade nas próximas semanas.



