Em 2007 a Secretaria de Segurança Pública registrou 14 crimes deste tipo, contra 25 no ano passado
Os números de homicídios em Franca assustam, principalmente quando comparados a cidades maiores como São Paulo, que registrou uma queda de 53,6% nesses crimes em uma década. Em Franca, a situação é diferente, segundo o delegado Márcio Murari.
Alta em Homicídios por Motivos Banais
De acordo com o delegado, alguns tipos de homicídios têm puxado as estatísticas para cima. Murari destaca o aumento de crimes cometidos por motivos banais, como o furto de uma bicicleta ou dívidas pequenas. Ele afirma que essa violência, por motivos fúteis, é um fenômeno crescente, não se limitando apenas a Franca.
Crimes Passionais e Tráfico de Drogas
Outro ponto levantado pelo delegado é o aumento de homicídios relacionados a crimes passionais e ao tráfico/uso de drogas. O caso de Núbia Ribeiro, jovem de 21 anos morta por ciúmes, é citado como exemplo. A mãe de Núbia, Tânia Ribeiro, critica a impunidade, alegando que a legislação é fraca e não intimida os criminosos.
Leia também
Diminuição em 2023 e Impunidade
Apesar do aumento em determinadas categorias de homicídios, o delegado afirma que o número total de assassinatos em Franca diminuiu em 2023 em comparação com o ano anterior. A maioria dos casos, segundo ele, foi esclarecida. A reclamação da mãe de Núbia sobre a impunidade e a necessidade de leis mais rígidas reforça a complexidade do problema da violência em Franca.



