Somente em 2023, foram 85 diagnósticos; ONU criou meta para reduzir em até 50% o número de mortes pela doença no mundo
Em Ribeirão Preto, o número de casos de HIV tem apresentado crescimento nos últimos anos, de acordo com dados da prefeitura. A Organização das Nações Unidas estabeleceu a meta de reduzir em 50% o número de mortes por HIV globalmente.
Diagnóstico Precoce: A Principal Arma no Combate ao HIV
Mônica Ruda, coordenadora do programa municipal de combate ao HIV em Ribeirão Preto, destaca a importância do diagnóstico precoce. Segundo ela, se o indivíduo diagnosticado com HIV inicia o tratamento, a carga viral diminui significativamente, tornando-se indetectável e impedindo o desenvolvimento da doença. Sem tratamento, a carga viral aumenta, enfraquecendo o sistema imunológico e levando ao desenvolvimento de doenças oportunistas, como tuberculose e pneumonia, culminando no desenvolvimento da AIDS, que é uma síndrome.
Números Crescentes em Ribeirão Preto
O aumento de casos de AIDS em Ribeirão Preto é preocupante. Observou-se um crescimento contínuo desde 2020: 54 casos em 2020, 65 em 2021, 83 em 2022 e 85 em 2023. Os dados de 2024 ainda não foram totalmente contabilizados.
Leia também
Prevenção e o Teste de HIV
O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do HIV. A recomendação é que pessoas com vida sexual ativa realizem, pelo menos uma vez na vida, o teste de HIV. O tratamento antirretroviral, iniciado precocemente, torna o indivíduo indetectável e, consequentemente, não transmissível.



