CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de casos graves de Covid-19 aumenta em Ribeirão Preto

Infectados passaram de 5 em julho para 46 em atrássto; segundo a Prefeitura, 2.690 doses da vacina foram aplicadas no último mês
Número de casos graves de Covid-19
Infectados passaram de 5 em julho para 46 em atrássto; segundo a Prefeitura, 2.690 doses da vacina foram aplicadas no último mês

Infectados passaram de 5 em julho para 46 em atrássto; segundo a Prefeitura, 2.690 doses da vacina foram aplicadas no último mês

O município de Ribeirão Preto registrou um aumento significativo no número de casos graves de covid-19, Número de casos graves de Covid-19 aumenta em Ribeirão Preto, passando de cinco em julho para 46 em atrássto. Além disso, foram confirmadas duas mortes causadas pela doença no mesmo período. As vítimas foram dois homens, um de 95 anos e outro de 58 anos, que possuía várias comorbidades.

A prefeitura local atribui o aumento dos casos à maior circulação do vírus na cidade. Em atrássto, foram aplicadas cerca de 2.690 doses da vacina contra a covid-19, que continua sendo oferecida prioritariamente a grupos específicos.

Circulação do vírus e aumento dos casos graves

Segundo especialistas, a covid-19 permanece circulando mesmo após a fase mais crítica da pandemia e a vacinação em massa. Um dos fatores que contribuem para o aumento recente dos casos graves em Ribeirão Preto foi o período de férias, quando a população se movimenta mais, viajando para o litoral e outras cidades, aumentando a exposição ao vírus.

“A covid é um vírus novo e, apesar da vacinação ter reduzido muito a letalidade, ele ainda circula. Quando há maior circulação, aumentam também os casos graves. Em Ribeirão Preto, o aumento provavelmente ocorreu devido ao período de férias, com maior movimentação da população e exposição ao vírus”, explicou um especialista.

Vacinação e medidas de prevenção: Para conter o avanço da doença, a prefeitura de Ribeirão Preto anunciou que, no próximo sábado, 16 unidades de saúde estarão abertas para atender pessoas com o esquema vacinal em atraso, conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações. A vacinação é considerada a principal forma de prevenção contra a covid-19.

“O melhor remédio para a prevenção da covid-19 é a vacinação. É importante que todos mantenham a carteira de vacinação em dia”, afirmou o especialista.

Impacto da poluição do ar na saúde: Além da covid-19, Ribeirão Preto enfrenta índices elevados de poluição do ar, com partículas em concentração superior ao limite considerado suportável. Essa situação pode agravar quadros de pessoas com comorbidades, já que a poluição causa estresse cardiovascular e pulmonar.

“Quando uma pessoa com comorbidade é infectada pela covid-19 e está exposta a altos níveis de poluição, o quadro pode se agravar. Atualmente, os índices de poluição do ar em Ribeirão Preto estão bem acima do suportável”, explicou o especialista.

O aumento da poluição na região tem sido associado a incêndios criminosos, que também contribuem para a piora da qualidade do ar.

“É fundamental que a população evite queimadas, pois além de serem crimes, agravam a poluição e, consequentemente, a saúde pública”, alertou o especialista.

Informações adicionais

As unidades de saúde que estarão abertas para vacinação no próximo sábado são 16 no total, atendendo pessoas que precisam atualizar o esquema vacinal contra a covid-19. A prefeitura reforça a importância de manter a vacinação em dia para reduzir casos graves e mortes causadas pela doença.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.