CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de cirurgias na coluna aumenta 20% neste ano em comparação a 2019

Ortopedista Humberto Bortolo analisa os dados e informa que o tabagismo pode agravar problemas no local
cirurgias na coluna
Ortopedista Humberto Bortolo analisa os dados e informa que o tabagismo pode agravar problemas no local

Ortopedista Humberto Bortolo analisa os dados e informa que o tabagismo pode agravar problemas no local

A Sociedade Brasileira de Coluna constatou um aumento de 20% nas cirurgias de coluna em 2021, comparado a 2019. Conversamos com o ortopedista e especialista em coluna, Dr. Humberto Bortolo, para entender os motivos por trás desse crescimento.

Aumento de Cirurgias Durante a Pandemia

Segundo o Dr. Bortolo, a pandemia impactou significativamente o número de cirurgias de coluna. Em 2020, houve uma redução substancial devido à suspensão de procedimentos eletivos e ao confinamento da população. Com isso, muitos pacientes deixaram de realizar fisioterapia e atividades físicas, agravando seus problemas de coluna. O aumento do estresse e da ansiedade durante a pandemia também contribuiu para o aumento da dor e, consequentemente, da procura por cirurgias.

Causas e Segurança das Cirurgias de Coluna

O principal motivo para a realização de cirurgias de coluna é a dor, muitas vezes causada por hérnias de disco, desgaste da coluna com a idade (artrose) e fatores genéticos. O tabagismo e atividades ocupacionais que exigem esforço físico também são fatores de risco. Apesar do receio comum, o Dr. Bortolo ressalta que as cirurgias de coluna são cada vez mais seguras, com o desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas, como cirurgias por vídeo, que permitem a recuperação mais rápida do paciente.

Cinta Modeladora e Exercícios Físicos

Sobre o uso de cintas modeladoras, o especialista explica que o uso esporádico não representa um grande problema. No entanto, o uso diário pode levar ao enfraquecimento muscular e causar problemas na coluna. Já em relação aos exercícios físicos, o uso da cinta durante a atividade física não é prejudicial, desde que não seja usado em outros momentos do dia.

Em resumo, o aumento nas cirurgias de coluna reflete um conjunto de fatores relacionados à pandemia, hábitos de vida e fatores genéticos. Com o avanço das técnicas cirúrgicas, a segurança e a eficácia dos procedimentos melhoraram significativamente, proporcionando melhores resultados aos pacientes.

Compartilhe

Veja também

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Quem consegue dizer que não exagerou nem um pouquinho no Natal? E no Réveillon? Com tanta comida e bebida, os exercícios costumam ser deixados de lado. Mas atrásra é hora de juntar toda a força de vontade para recuperar bons hábitos. A nutricionista Thaís Fiurst explica que é preciso ter paciência e confiar que o metabolismo é sábio, sabe voltar ao padrão, a gente só tem de dar uma ajudinha

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.