Com a autorização para que novos laboratórios façam os diagnósticos, mais pessoas serão testadas
Demora nos Resultados de Testes de Coronavírus em São Paulo
A situação dos testes de coronavírus em São Paulo continua crítica. Na capital, 17 mil pessoas aguardam resultados, devido à falta de reagentes. Apesar do aumento na capacidade de testes, de 400 para 800 por dia, a demanda é de 1000 exames diários, resultando em uma fila crescente.
Previsão e Implicações Regionais
Espera-se que, com a ajuda do Instituto Butantã, 9 mil exames tenham resultados na próxima semana. Entretanto, isso pode levar a um aumento significativo de casos confirmados em diversas regiões, incluindo Ribeirão Preto. Um infectologista do Hospital das Clínicas estima que, considerando a taxa de positividade de 15% em suas amostras, cerca de 75 novos casos podem ser computados em Ribeirão Preto na semana seguinte, caso a previsão se confirme.
A Importância da Notificação
A rapidez dos exames é crucial para agilizar o atendimento e o controle da doença. No entanto, a notificação dos casos é igualmente importante para a implementação de medidas de controle eficazes em nível de bairro. A experiência do Hospital das Clínicas mostra que a taxa de positividade se mantém em torno de 15%, servindo como indicador para projeções em outras regiões.
A falta de reagentes e a alta demanda por testes continuam sendo os principais desafios no combate à pandemia em São Paulo. A previsão de novos resultados pode trazer uma visão mais clara da real dimensão da situação, mas também ressalta a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura e recursos para garantir testes rápidos e eficientes para toda a população.



