CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de conteúdos falsos sobre a vacina da Covid-19 cresce 383%

Pesquisa foi produzida pela União Pró-Vacina, grupo ligado à USP de Ribeirão; analista diz que postagens não possuem fundamentos
conteúdo falso vacina Covid-19
Pesquisa foi produzida pela União Pró-Vacina, grupo ligado à USP de Ribeirão; analista diz que postagens não possuem fundamentos

Pesquisa foi produzida pela União Pró-Vacina, grupo ligado à USP de Ribeirão; analista diz que postagens não possuem fundamentos

Um estudo da União para a Vacina, grupo ligado à USP de Ribeirão Preto, revelou um aumento alarmante de 383% em publicações com informações falsas ou distorcidas sobre a vacina contra a Covid-19 entre maio e julho de 2023. Dois principais grupos antivacina brasileiros, atuando majoritariamente no Facebook, foram responsáveis por 155 postagens nesse período: 18 em maio, 50 em junho e 78 em julho. Essas postagens acumularam mais de 3.200 reações, 1.110 comentários e 1.505 compartilhamentos.

Desinformação e Teorias da Conspiração

Segundo João Henrique Rafael, analista de comunicação do Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto, as postagens disseminam teorias da conspiração sem qualquer embasamento científico. Essas teorias variam de afirmações sobre riscos de morte a problemas de saúde sem comprovação, incluindo a ideia de que as vacinas alteram o DNA. Embora algumas vacinas utilizem técnicas de manipulação genética em sua produção, elas não alteram o DNA humano. Outras alegações infundadas incluem o uso de fetos abortados na produção das vacinas e a implantação de chips para controle mental.

Motivações por trás da Desinformação

Rafael explica que a disseminação dessas informações falsas se aproveita da incerteza e ansiedade em torno das vacinas, explorando a alta demanda por informações sobre o tema. As motivações por trás da desinformação são variadas: ganhos financeiros com a oferta de tratamentos alternativos, promoção de grupos antivacina e motivações políticas. A estratégia utilizada é planejada e sofisticada, explorando as redes sociais e as vulnerabilidades das pessoas para disseminar a desinformação.

Combate à Desinformação

A orientação é clara: antes de compartilhar qualquer informação, verifique a veracidade em fontes confiáveis. Um simples ato de checagem pode interromper a cadeia de desinformação. A disseminação de conteúdo falso é um problema grave, e a responsabilidade de combater a desinformação é de todos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.