CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de contratações na construção civil aumenta 350% em Ribeirão Preto

Foram 839 postos criados em janeiro e fevereiro deste ano contra 187 em 2023; vice-presidente do Sinduscon analisa
contratações construção civil
Foram 839 postos criados em janeiro e fevereiro deste ano contra 187 em 2023; vice-presidente do Sinduscon analisa

Foram 839 postos criados em janeiro e fevereiro deste ano contra 187 em 2023; vice-presidente do Sinduscon analisa

O setor da construção civil começou 2024 com um crescimento expressivo na geração de empregos. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, foram criadas 839 vagas nos dois primeiros meses do ano, representando um aumento de 350% em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram abertas apenas 187 vagas.

Falta de mão de obra qualificada

Apesar do crescimento positivo, um levantamento do Cinduscon-SP (Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo) aponta a falta de profissionais qualificados como um gargalo para o setor. Há carência de operários, pedreiros, serventes e mestres de obras, com tendência de escassez também entre engenheiros e arquitetos.

Soluções para o problema

Para suprir a demanda por mão de obra qualificada, o Senai, em parceria com o Cinduscon-SP, oferece cursos de qualificação profissional para diversas áreas, como mestre de obras, pedreiro, técnico em segurança, carpinteiro e ferreiro. Além disso, está sendo implantado um modelo inovador de cursos em canteiros de obras, permitindo que os profissionais se capacitem após o expediente de trabalho, em salas de aula instaladas nos próprios locais de construção. Esse sistema, já em funcionamento em São Paulo, prevê a expansão para outras regiões, como Ribeirão Preto, nos próximos meses.

Perspectivas futuras

A construção civil demonstra grande potencial de crescimento, impulsionada por programas como o Minha Casa, Minha Vida Cidades. A expectativa é que a continuidade de políticas públicas favoráveis ao setor, aliada à redução dos juros, fortaleça ainda mais o mercado e a demanda por profissionais qualificados, gerando novas oportunidades de emprego e desenvolvimento para a população.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.