CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de diagnósticos de hanseníase quase triplica em Ribeirão em apenas um ano

Eram 92 casos em 2020 contra 219 no ano passado; conheça a doença com o médica Helena Barbosa Lugão
hanseníase em Ribeirão
Eram 92 casos em 2020 contra 219 no ano passado; conheça a doença com o médica Helena Barbosa Lugão

Eram 92 casos em 2020 contra 219 no ano passado; conheça a doença com o médica Helena Barbosa Lugão

Ribeirão Preto enfrenta aumento alarmante de casos de rancenias

Explosão de Casos em Ribeirão Preto

O município de Ribeirão Preto registrou um aumento significativo nos casos de rancenias entre 2020 e 2021, com um crescimento de 92 para 219 casos. Esse aumento acentuado na taxa de detecção anual preocupa as autoridades de saúde, especialmente considerando que pelo menos oito crianças e adolescentes foram diagnosticados com a doença.

Causas e Transmissão da Rancenias

Segundo a médica dermatologista e rancenologista Helena Barbosa Lugão, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, diversos fatores contribuíram para esse aumento. A intensificação do treinamento de profissionais de saúde nos postos para diagnóstico precoce, a busca ativa na comunidade e a ampliação do acesso ao tratamento na rede privada são alguns deles. A rancenias é causada por uma bactéria transmitida por gotículas respiratórias em contato íntimo e prolongado. Apesar do potencial de transmissão, a maioria das pessoas que entra em contato com a bactéria desenvolve resistência natural. A doença não se propaga com a mesma facilidade que a Covid-19, por exemplo.

Prevenção, Tratamento e Sequelas

A prevenção da rancenias concentra-se no diagnóstico e tratamento precoces com antibióticos. Ainda não há vacina específica contra a doença, embora estudos estejam em andamento. Para pessoas que convivem com pacientes, a vacina BCG (contra tuberculose) oferece proteção secundária. O tratamento com antibióticos dura de seis meses a um ano e a cura é possível. Sequelas neurológicas, como formigamento, câimbras e perda de sensibilidade, podem ocorrer em casos de diagnóstico tardio, devido à predileção da bactéria por nervos e pele. Manchas ou nódulos na pele com perda de sensibilidade também são sintomas.

A recomendação para quem suspeita de rancenias é procurar atendimento médico imediatamente. O diagnóstico e tratamento rápidos são cruciais para evitar sequelas e garantir a cura da doença.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.