Especialista afirma que conceito do casamento mudou ao passar dos anos
Nos últimos anos, o número de casamentos tem diminuído significativamente, enquanto o de divórcios tem aumentado, segundo dados da associação dos registradores de pessoas naturais do estado de São Paulo. Em Ribeirão Preto, por exemplo, houve uma queda de quase 4% nos casamentos entre 2015 e 2016, e de quase 4,5% no primeiro semestre do ano passado em comparação com o mesmo período deste ano. Já o número de divórcios cresceu 180% nos últimos nove anos.
Mudanças Societárias e a Crise do Casamento
Para o psicólogo Carlos Eduardo Lopes, essa realidade reflete as transformações sociais ocorridas nas últimas décadas. A pressão social sobre o casamento era muito maior há 20 ou 30 anos, quando a maioria dos casais que hoje se separam uniram-se. Casamentos celebrados em um contexto social diferente não conseguem atender às necessidades atuais, levando a um aumento nas separações.
A Visão da Igreja e a Família Moderna
A Igreja Católica também percebe essa mudança. Padre Roberto Cásper afirma que a visão de família se modificou, perdendo valor, e que isso é uma grande preocupação para a Igreja. A instituição religiosa pretende discutir o assunto em reunião do Papa com os bispos em 2018, com o objetivo de preparar melhor os jovens para o casamento, indo além de cursinhos oferecidos apenas na véspera da cerimônia.
Leia também
Individualismo e Novas Formas de Convivência
O psicólogo Carlos Eduardo Lopes também destaca a mudança na forma de convivência, especialmente entre os jovens. Um estudo com jovens de 18 a 24 anos revelou que a maioria não vê o casamento como algo necessariamente duradouro. A busca por autonomia econômica, que se estende até os 30 anos ou mais, e o crescente individualismo contribuem para que as pessoas vivam em relações, mas não necessariamente sob o mesmo teto.
Em resumo, a diminuição dos casamentos e o aumento dos divórcios são reflexos de uma sociedade em transformação, com novas perspectivas sobre relacionamentos e a instituição familiar, impactando tanto a vida dos casais quanto a postura de instituições como a Igreja Católica.