Acif realizou uma analise sobre o setor na região em comemoração ao Dia Mundial do Café; resultados foram positivos
Em comemoração ao Dia Mundial do Café, o Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca divulgou dados positivos sobre o setor na região. Um estudo recente revelou um crescimento de 13% no número de empresas ligadas ao cultivo, torrefação e comércio de café em Franca nos últimos cinco anos, saltando de 680 em 2020 para 766 em 2025.
Crescimento e Mudança de Comportamento
De acordo com Rodrigo Souza, responsável pelo Instituto da ACIF, houve uma mudança significativa no comportamento do consumidor. O café, bebida tradicional na região, atrai novos consumidores, principalmente jovens, que buscam produtos mais elaborados e ambientes mais atraentes. As novas cafeterias surgem para atender a esse público, impulsionando o crescimento do setor.
Perfil das Empresas e Mercado Atacadista
O estudo também apontou que 95% das empresas do setor cafeeiro em Franca são de médio e grande porte. A região conta com um número expressivo de fazendas cafeeiras, o que contribui naturalmente para esse crescimento. No entanto, o comércio atacadista trabalha com grandes volumes, o que explica o menor número de empresas nesse segmento em comparação ao cultivo.
Leia também
Panorama Positivo
Os dados demonstram um cenário otimista para o setor cafeeiro em Franca e região, impulsionado por um público consumidor crescente e diversificado, que busca novas experiências e produtos de alta qualidade. O aumento no número de empresas e a consolidação de negócios de médio e grande porte indicam um mercado forte e promissor.