CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de furtos aumenta 8% em janeiro, em Ribeirão Preto

Foram 729 crimes no mês contra 675 no mesmo período do ano passado; seis dos oito distritos policiais pioraram os índices
furtos Ribeirão Preto
Foram 729 crimes no mês contra 675 no mesmo período do ano passado; seis dos oito distritos policiais pioraram os índices

Foram 729 crimes no mês contra 675 no mesmo período do ano passado; seis dos oito distritos policiais pioraram os índices

Em Ribeirão Preto, o número de furtos aumentou 8% em janeiro de 2023 em comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. De um total de 729 ocorrências em janeiro de 2023, contra 675 em janeiro de 2022, seis dos oito distritos policiais da cidade registraram aumento nos casos.

Aumento significativo em alguns distritos

O aumento foi mais expressivo em alguns distritos. O 5º DP, que atende a zona norte, registrou 103 vítimas em janeiro de 2023, contra 83 em 2022, um aumento de 24%. Já o 6º DP, na região da Vila Virgínia, contabilizou 70 ocorrências, 24% a mais que as 57 registradas em janeiro do ano passado. Apenas o 7º DP (Bom Fim Paulista) e o 8º DP (Jardim Paulista, Ribeirânia, Complexo Ribeirão Verde) registraram queda nos números de furtos.

Análise criminológica

Para o criminólogo Jean Alves, o aumento dos furtos é reflexo de uma situação multidisciplinar. A crise econômica e social, agravada por uma recessão, contribui para o aumento da vulnerabilidade social e, consequentemente, para o crescimento de crimes patrimoniais. Ele destaca a defasagem em políticas públicas sociais de Ribeirão Preto em comparação a cidades do mesmo porte, como São Bernardo do Campo, e a necessidade de investimentos em políticas públicas específicas, além das ações de segurança pública. Alves enfatiza a importância de ações que promovam a paz social, como a presença da Guarda Civil Metropolitana em praças públicas, garantindo lazer, saneamento básico e outras questões que, segundo a teoria da ecologia criminal, influenciam nos índices de criminalidade.

Em resumo, o aumento dos furtos em Ribeirão Preto em janeiro de 2023 aponta para a necessidade de uma abordagem mais ampla, que contemple não apenas ações de segurança, mas também políticas sociais que visem reduzir a vulnerabilidade da população.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.