Foram 138 registros há dois meses contra 155 nos últimos 30 dias; especialista faz uma análise dos números
A Secretaria de Segurança Pública divulgou dados recentes sobre a violência em Ribeirão Preto, mostrando um aumento significativo nos índices de furtos e roubos. Em abril, foram registrados 138 casos de furtos e roubos de veículos, número que saltou para 155 em maio, representando um aumento de 20%. Os crimes em geral também apresentaram crescimento, passando de 639 ocorrências em abril para 866 em maio, um aumento de 37%.
Causas do aumento da violência
Para o criminólogo Jean Alves, a crise socioeconômica e a falta de oportunidades de trabalho são fatores que contribuem para o aumento dos crimes patrimoniais. Ele destaca a importância da articulação entre os níveis de governo (federal, estadual e municipal) para auxiliar a população por meio de auxílio social e políticas públicas setoriais. Investimentos em trabalho e oportunidades, especialmente para a população mais carente, são cruciais para reduzir esses índices. Em Ribeirão Preto, diversas zonas ainda apresentam grande vulnerabilidade social, necessitando de ações que promovam o mínimo existencial, educação e oportunidades.
Ação da Polícia Militar
O criminólogo também aponta a importância do trabalho preventivo da Polícia Militar. Apesar do aumento no número de policiais e viaturas proporcionado pelo governo estadual, é necessário um patrulhamento ostensivo mais efetivo. A força tática deve identificar as áreas com maior crescimento nos índices de furtos e roubos e atuar de forma preventiva nessas localidades.
Leia também
A redução da violência em Ribeirão Preto demanda uma ação integrada, que contemple tanto o investimento em políticas sociais que promovam oportunidades e melhorem a qualidade de vida da população, quanto um trabalho policial mais estratégico e presente nas áreas mais vulneráveis. Somente com essas medidas conjuntas será possível obter resultados significativos na diminuição dos índices criminais.



