Enquanto dados nacionais apontam queda 1,1%, cidade foi na contramão e registrou alta de 2,3%
Entre janeiro e março, Ribeirão Preto apresentou crescimento na inadimplência, segundo dados da Boa Vista SCPC. Apesar de uma alta de 2,3% no primeiro trimestre, o número contrasta com a retração nacional de 1,1%. Comparando com o mesmo período do ano anterior, houve uma redução de 5,3% nas novas dívidas inadimplentes, sinalizando recuperação.
Recuperação do Crédito em Ribeirão Preto
Flávio Calife, economista da Boa Vista SCPC, destaca o aumento no pagamento de dívidas como indício de melhora e retomada do crédito. Em Ribeirão Preto, o crescimento no pagamento de dívidas superou o aumento de novas dívidas, resultando em queda da inadimplência. Esse cenário positivo se repete em outras regiões, embora com variações.
Fatores que Contribuem para a Recuperação
Calife aponta benefícios como o resgate do FGTS como um fator que impulsiona o crédito e o consumo. Em Ribeirão Preto, o pagamento de dívidas subiu quase 10%, impulsionado por esse e outros fatores. Embora melhorias nos preços e juros devam contribuir a longo prazo, seus efeitos ainda são pequenos. O economista destaca a cautela do consumidor, que evita novas dívidas devido à incerteza econômica.
Leia também
Perspectivas e Impacto da ESA
A entrada de recursos da ESA também contribui para a recuperação do crédito, com estimativas de impacto entre 10% e 15%. No acumulado dos últimos 12 meses, Ribeirão Preto registrou um avanço de 17% no pagamento de dívidas, enquanto o país teve um aumento de apenas 1,4%. O indicador de recuperação de crédito é baseado na quantidade de exclusões do registro de dívidas vencidas e não pagas.



