CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de incêndios em áreas de preservação ambiental apresenta queda na região

Bombeiros e equipes de combate a incêndios realizaram ações preventivas; calor e tempo seco são propícios às queimadas
incêndios em áreas de preservação
Bombeiros e equipes de combate a incêndios realizaram ações preventivas; calor e tempo seco são propícios às queimadas

Bombeiros e equipes de combate a incêndios realizaram ações preventivas; calor e tempo seco são propícios às queimadas

Com as temperaturas acima dos 30 graus e a umidade do ar em níveis críticos, os incêndios em vegetação têm se tornado frequentes na região de Ribeirão Preto. Desde a semana passada, diversos focos de incêndio têm sido registrados na cidade e nas rodovias próximas.

Incêndios Recentes e Ações dos Bombeiros

Na última semana, um incêndio em área verde no Jardim Cristo Redentor chamou a atenção pela grande quantidade de fumaça. Outros bairros, como São José e Piranga, também enfrentaram incêndios. O primeiro-tenente Ricardo Maia, do Corpo de Bombeiros, explicou que, apesar de ser comum o aumento de incêndios em vegetação durante a estiagem, a corporação tem registrado uma redução de 20% a 30% no número total de ocorrências em áreas de preservação ambiental, em comparação com anos anteriores. Isso se deve, em parte, a ações de prevenção como queimadas prescritas em áreas estratégicas, como a Reserva Jataí.

Causas e Prevenção de Incêndios

Segundo o tenente Maia, a principal causa dos incêndios é a ação humana, seja propositalmente ou por acidente. Bitucas de cigarro, queima de lixo e fogos de artifício são alguns exemplos. Ele fez um apelo à população para denunciar qualquer ato de incêndio criminoso através do 193 ou do Disque-Denúncia. A conscientização e a educação ambiental são fundamentais para reduzir o número de incêndios, com a população sendo orientada a descartar o lixo corretamente e evitar o uso de fogo de forma descontrolada, principalmente em dias secos e com vento.

Como Agir em Caso de Incêndio

O tenente Maia alertou sobre os perigos de tentar controlar um incêndio sozinho. Em casos de princípio de incêndio, com pequenas proporções, a intervenção da população pode ser eficaz, utilizando um balde d’água, por exemplo. No entanto, se o fogo começar a se espalhar rapidamente, a população deve se afastar imediatamente, protegendo pessoas e animais, e acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, fornecendo o máximo de informações possíveis sobre a localização e a extensão do incêndio. A prevenção, a conscientização e a rápida ação dos bombeiros são cruciais para minimizar os danos causados pelos incêndios durante a estiagem.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.