CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de internados por Covid-19 em maio já é maior do que no mês passado

Atualmente são 20 pessoas internadas em enfermarias e oito nas UTIs; demanda vem crescendo há alguns dias
internações Covid-19
Atualmente são 20 pessoas internadas em enfermarias e oito nas UTIs; demanda vem crescendo há alguns dias

Atualmente são 20 pessoas internadas em enfermarias e oito nas UTIs; demanda vem crescendo há alguns dias

Segundo dados recentes, houve um aumento significativo no número de internações por Covid-19 em Ribeirão Preto. Na manhã desta terça-feira, 20 pacientes estavam internados em enfermarias e 8 em UTIs, um número superior ao registrado há um mês (16 internações em 23 de abril).

Alta nas Internações e Fatores Contribuintes

Médicos infectologistas apontam que esse aumento, que já dura cinco dias, é resultado de uma combinação de fatores. A introdução de uma nova variante Ômicron (B2), aliada a um período de muitos feriados e aglomerações (Dia das Mães, Carnaval fora de época e Semana Santa), contribuiu para a disseminação do vírus. A redução na imunidade da população durante o inverno, com sintomas gripais comuns confundidos com a Covid-19, e a flexibilização do uso de máscaras também são fatores relevantes.

Recomendações para Grupos de Risco

Especialistas reforçam a importância da manutenção de cuidados preventivos, principalmente para grupos de risco (maiores de 60 anos, gestantes, pessoas com comorbidades e não vacinados). A recomendação é o uso de máscaras em ambientes fechados, evitar aglomerações e completar o esquema vacinal, incluindo doses de reforço. A população em geral é orientada a realizar testes em caso de sintomas gripais.

Prevenção e Vacinação

A pandemia ainda não acabou, e a vigilância continua sendo essencial. A população deve estar atenta aos sintomas e procurar unidades de saúde para testagem e tratamento. Em Ribeirão Preto, a vacinação contra a Covid-19 está disponível sem necessidade de agendamento para aqueles que já completaram quatro meses da última dose. A recomendação é procurar uma unidade de saúde para se vacinar ou tomar a dose de reforço.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.