Nos últimos 5 anos os microempreendedores individuais aumentaram 80%; em Franca a elevação é de 86%
Entre janeiro e maio deste ano, Ribeirão Preto registrou um crescimento de 30% na abertura de empresas, com mais de 7.500 novos negócios abertos – uma média de 1.500 empresas criadas por mês. De acordo com dados do empresômetro, esse crescimento é impulsionado principalmente pelos microempreendedores individuais (MEIs).
Crescimento regional e histórias de sucesso
O aumento no número de MEIs não se limita a Ribeirão Preto. Na região, incluindo cidades como Sertãozinho, houve um crescimento de 80% no número de MEIs ativos no mesmo período. Em Franca, esse crescimento chegou a 86%. A história de Taís de Paula, que transformou seu hobby em um negócio de sucesso, ilustra essa tendência. Após ser demitida, ela investiu em sua doceria, adaptando-se aos desafios e recompensas do empreendedorismo: “Você não tem mais segurança, não está seguro de ter aquele salário mensal. Você tem que estar todos os dias correndo, correndo, e às vezes você ganha até mais. Mas você tem que correr muito e inovar muito para continuar no mercado. Os pontos bons é que a gente faz no horário, a gente faz uma coisa que a gente gosta… então isso é a parte boa, a gente faz com carinho, então as coisas ficam melhores.”
Qualificação e Inovação: Chaves para o Sucesso
Para se destacar no mercado competitivo, Taís busca constantemente atualização através de cursos online gratuitos, adaptando receitas e inovando seus produtos. A qualificação, aliada à criatividade e inovação, é fundamental para o sucesso, segundo Gabriela de Oliveira, docente do Senac de Ribeirão Preto. Ela destaca a importância de oferecer uma experiência ao cliente, além do produto em si: “Hoje em dia o público não quer apenas um produto, mas sim uma experiência. O potencial de verdade está naquilo que a pessoa realmente sabe fazer, tem amor no que faz e aquilo que as pessoas procuram, gerar experiências. Toda vez que eu gero uma experiência em que a pessoa se sente realizada, você atende o seu público e esse público começa a ficar fiel a você.”
Leia também
O Senac de Ribeirão Preto oferece o curso “Atitude Empreendedora”, abordando temas como mercado financeiro, criatividade e inovação (de 2 a 30 de julho). Mais informações podem ser encontradas em www.sp.senac.br. O crescimento do empreendedorismo em Ribeirão Preto demonstra a força e resiliência do mercado local, impulsionado por indivíduos determinados a transformar suas ideias em negócios de sucesso.



