Segundo o especialista, Delcides Araújo, a ‘falha humana’ é o principal responsável pelos acidentes; ouça o ‘Direção Preventiva’
Um levantamento do Infociga apontou aumento de 3% nas mortes no trânsito em Ribeirão Preto de janeiro a outubro de 2023, em comparação com o mesmo período de 2020. A cada nove dias, duas pessoas morrem em acidentes na cidade, sendo motociclistas as principais vítimas (44 óbitos de janeiro a outubro).
Imprudência no Trânsito: A Principal Causa
De acordo com Delcides Araujo, presidente da Comissão de Direito do Trânsito da OAB local e membro do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo, 94% dos acidentes fatais em São Paulo, desde 2017, são causados por falha humana, principalmente imprudência, com excesso de velocidade sendo o fator mais comum. O aumento de veículos nas ruas após a pandemia contribui para o crescimento dos acidentes.
Aumento da Frota de Motos e o Risco
O aumento de 3 mil motos na frota de Ribeirão Preto entre outubro de 2022 e outubro de 2023, segundo o Denatran, também está relacionado ao número de vítimas fatais. A popularização do motofrete e a necessidade de realizar mais entregas em menos tempo contribuem para um trânsito mais arriscado, com condutores priorizando a velocidade em detrimento da segurança.
Leia também
Prevenção e Orientações
Para reduzir os acidentes, a orientação é clara: respeito às leis de trânsito, uso do capacete, respeito aos limites de velocidade e evitar dirigir sob efeito de álcool. Embora existam indenizações em casos de acidentes, os valores pagos não compensam as perdas humanas e financeiras envolvidas. A responsabilidade individual na condução é fundamental para um trânsito mais seguro.