Até o dia 10 de março, a cidade teve 2100 casos positivos e 13 mortes em 2025, contra 1926 infecções e quatro mortes em 2024
Jaboticabal enfrenta uma epidemia de dengue em 2024, Número de mortes por dengue em, com um aumento significativo no número de casos e mortes em comparação ao ano anterior. Em 2023, foram registrados 1.926 casos e 4 mortes pela doença. Até o dia 10 de março de 2024, já foram contabilizados pelo menos 2.100 casos e 13 mortes, ultrapassando os números de todo o ano anterior apenas no primeiro trimestre.
Estado de calamidade pública: A décima terceira morte foi confirmada na última semana, o que levou a prefeitura a decretar estado de calamidade pública. Segundo o secretário de Saúde, Diego Nogueira, a medida visa acelerar o enfrentamento da epidemia, facilitando a contratação de medicamentos, insumos e a continuidade das ações de combate à dengue, iniciadas em 6 de janeiro.
Atendimento e vigilância: O Centro de Atendimento da Dengue, reaberto em janeiro, oferece atendimento especializado e leitos para internação. A estudante Anaclara Golveia, que está sendo atendida no local, relatou sintomas como dor de cabeça, dores nas articulações e dor atrás dos olhos. O médico Marvin Lazabal explicou que o impacto do carnaval ainda não foi sentido, mas espera-se um aumento de casos a partir de 25 de março.
Leia também
Medidas de combate ao mosquito: Agentes de saúde realizam visitas domiciliares para orientar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Conforme o gerente da pasta, José Carlos dos Santos, após o trabalho casa a casa, as equipes retornam para rescaldo em residências fechadas ou que recusaram atendimento. Em seguida, é feita a nebulização para eliminar os mosquitos adultos, especialmente em locais de difícil acesso, como prédios antigos, escolas, ginásios, hospitais e terminais rodoviários, principalmente na região central da cidade, com extensão para bairros.
Informações adicionais
O Centro de Atendimento da Dengue em Jaboticabal funciona diariamente, das 6h da manhã até a meia-noite, para atender pacientes com sintomas ou casos confirmados da doença.



