CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Número de pessoas que praticam ao menos 150 minutos de exercícios por semana no Brasil não chega a 15%

Prática é essencial para a boa condição do sistema cardiovascular; confira mais sobre o tema com Fernando Nobre no 'CBN Saúde'
exercícios físicos semanais
Prática é essencial para a boa condição do sistema cardiovascular; confira mais sobre o tema com Fernando Nobre no 'CBN Saúde'

Prática é essencial para a boa condição do sistema cardiovascular; confira mais sobre o tema com Fernando Nobre no ‘CBN Saúde’

Apenas 2% para uma vida mais saudável

A falta de atividade física é um problema crescente no Brasil, afetando cerca de 85% da população. A recomendação médica é de pelo menos 150 minutos de exercícios por semana, mas a realidade é bem diferente. Para combater o sedentarismo e seus impactos negativos na saúde cardiovascular, a professora Juliana de Carvalho Machado, do Hospital Governador Israel Pinheiro, em Belo Horizonte, desenvolveu o programa “Apenas 2%”.

O que é o programa “Apenas 2%”?

O programa “Apenas 2%” propõe uma mudança de perspectiva sobre o tempo dedicado à atividade física. Considerando que uma semana tem 10.080 minutos, a recomendação médica de 150 minutos de exercícios aeróbicos (intensidade moderada) combinados com exercícios de força, flexibilidade e equilíbrio (duas a três vezes por semana) representa apenas 2% do tempo total. A proposta é simples e eficaz: com um pequeno investimento diário, é possível colher grandes benefícios para a saúde, reduzindo o risco de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e câncer.

Benefícios da atividade física e como começar

A atividade física regular é fundamental para a prevenção e tratamento de diversas doenças, incluindo as sequelas da Covid-19. Mesmo quem tem pouco tempo pode se beneficiar, começando aos poucos e aumentando gradualmente a intensidade e duração dos exercícios. A professora Juliana, maratonista premiada, incentiva a adesão ao programa “Apenas 2%”, destacando que pequenos passos podem levar a grandes mudanças na qualidade de vida. O importante é começar, seja com uma caminhada rápida, exercícios de alongamento ou musculação. A saúde deve ser prioridade, e o programa “Apenas 2%” demonstra que é possível investir nela sem comprometer o tempo disponível.

A adesão à prática regular de exercícios físicos, mesmo que em pequenas quantidades de tempo, demonstra ser uma estratégia fundamental para a promoção da saúde e bem-estar, impactando positivamente na prevenção de doenças crônicas e na melhoria da qualidade de vida. A iniciativa “Apenas 2%” reforça a importância de priorizar a saúde, mostrando que pequenas mudanças de hábitos podem gerar grandes resultados.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.