CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de raios aumenta e causa prejuízo para moradores

De acordo com o INPE, em 2020, foram mais de 1,7 milhão raios no Estado de São Paulo
aumento de raios
De acordo com o INPE, em 2020, foram mais de 1,7 milhão raios no Estado de São Paulo

De acordo com o INPE, em 2020, foram mais de 1,7 milhão raios no Estado de São Paulo

Temporais frequentes e fortes têm preocupado moradores da região de Ribeirão Preto. A incidência de raios, comum nessa época do ano, causou prejuízos, como o relatado pela dona de casa Maria Terezinha Batista de Oliveira, que teve sua televisão e geladeira queimadas por uma descarga elétrica.

A força da natureza: entenda os raios

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram registrados mais de 1,7 milhão de raios em São Paulo somente este ano. A formação dos raios ocorre pelo atrito entre partículas de gelo, água e granizo dentro das nuvens, gerando uma tensão elétrica que, ao atingir um nível crítico, rompe a resistência do ar, causando a descarga.

O poder da energia: um desafio tecnológico

A corrente elétrica de um raio pode variar de 30 a 300 mil ampères, energia suficiente para alimentar milhares de chuveiros simultaneamente. Apesar do enorme potencial energético, o doutorando Eduardo Sato explica a dificuldade em armazenar essa energia devido à falta de tecnologia em baterias com capacidade suficiente. Ele destaca que, se essa tecnologia existisse, seria possível abastecer uma casa por um mês com a energia de um único raio. A descarga elétrica, mesmo em pequena escala (1 ampere), pode causar danos à saúde, dependendo do ponto de contato no corpo.

Prejuízos e reflexões

Os prejuízos causados pelos temporais e raios, somados ao aumento da tarifa de energia elétrica (bandeira vermelha, patamar 2), reforçam a importância de se investir em tecnologias que permitam aproveitar a energia dos raios. A possibilidade de armazenamento dessa energia poderia amenizar os custos com a geração elétrica, principalmente a partir de usinas termelétricas, que são mais caras. Eventos como a cratera aberta em Guariba após um temporal recente, ilustram os impactos dos fenômenos climáticos na região.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.