CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de registros de acidentes de trabalho aumenta 25% em 2021

Índice passou de 148 mil, em 2020, para 185 mil no ano passado; as mortes também aumentaram, de cinco para 13
acidentes de trabalho
Índice passou de 148 mil, em 2020, para 185 mil no ano passado; as mortes também aumentaram, de cinco para 13

Índice passou de 148 mil, em 2020, para 185 mil no ano passado; as mortes também aumentaram, de cinco para 13

O número de acidentes de trabalho no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos, gerando preocupação entre autoridades e especialistas. Um relatório do INSS e do Ministério do Trabalho mostra um crescimento alarmante, com impactos diretos na vida dos trabalhadores e nas empresas.

Alta nos registros de acidentes

Em 2020, foram registrados mais de 148 mil CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho). Em 2021, esse número saltou para mais de 185 mil, representando um aumento de aproximadamente 25%. Na região de Ribeirão Preto, o crescimento foi ainda maior, ultrapassando 30%. O aumento também se reflete em números de óbitos, passando de 5 em 2020 para 13 em 2021.

Responsabilidades e consequências

A responsabilidade pela abertura da CAT recai sobre a empresa. A omissão nesse processo pode resultar em multas. Funcionários do setor de atendimento hospitalar foram os mais afetados, representando 11% do total de acidentes, segundo dados do Ministério Público do Trabalho. A subnotificação de casos também é um problema, mascarando a real dimensão do problema e dificultando a implementação de medidas eficazes.

Necessidade de ações preventivas

Para o procurador do Trabalho, Silvio Beltramel e Neto, a falta de notificações acarreta em diagnósticos incorretos e medidas ineficazes. Ele destaca a urgência de uma política pública efetiva que incentive a prevenção de acidentes, fornecendo suporte jurídico e estrutural para empresas e trabalhadores. Somente com ações conjuntas e um olhar atento para as causas reais dos acidentes será possível reverter esse cenário preocupante.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.