Dados da Secretaria de Segurança Pública também revelam aumento nos estupros
Em Ribeirão Preto, o mês de abril registrou um aumento significativo nos índices de criminalidade, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, houve um crescimento de 11% nos roubos, totalizando 380 ocorrências contra 342 em abril de 2022.
Roubos de Celulares e Veículos em Alta
Os criminosos têm se concentrado principalmente nas zonas sul e leste da cidade, onde se localiza um grande número de faculdades. O especialista em segurança pública, Guelph Pescuma Jr., destaca a vulnerabilidade das vítimas, muitas vezes distraídas com o uso de celulares. A facilidade de transporte, o valor do aparelho e a possibilidade de troca por drogas contribuem para o aumento desse tipo de crime. Além disso, os roubos de veículos também apresentaram um crescimento alarmante, com 69 casos em abril de 2023, contra 47 em abril de 2022, representando um aumento de quase 40%.
Aumento de Estupros e Subnotificação
Outro dado preocupante é o aumento expressivo nos casos de estupro, com 12 registros em abril de 2023, comparados a apenas 4 no mesmo período do ano anterior, um crescimento de 200%. Pescuma Jr. aponta para a subnotificação como um fator que interfere nas estatísticas oficiais, uma vez que muitas vítimas desistem de registrar a ocorrência devido à burocracia nas delegacias e à descrença na eficácia do sistema de justiça. A dificuldade em registrar boletins de ocorrência, a falta de informação sobre como comunicar crimes pela internet e o desinteresse em registrar pequenos furtos contribuem para esse cenário.
Leia também
- Ribeirão Preto registra alta no número de furtos e roubos de veículos em fevereiro deste ano
- Aumento de doenças respiratórias ribeirão preto: Número de pessoas com doenças respiratórias tem alta de 98% em Ribeirão Preto no mês de junho
- Ribeirão Preto registra aumento de 16% no número de roubos em janeiro deste ano
Redução em Outros Crimes
Apesar do aumento em alguns tipos de crime, houve redução em outros. O roubo de cargas, por exemplo, caiu de 10 para 4 casos, comparando-se março e abril. Já os furtos apresentaram uma queda de quase 25%, com 789 ocorrências em abril de 2023 contra 968 em abril de 2022. A complexa realidade da segurança pública em Ribeirão Preto exige atenção e ações eficazes para combater a criminalidade e garantir a segurança da população.



