CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de testes positivos para Covid-19 aumenta 566%

Região de Ribeirão segue os índices estaduais que registram aumento nos casos da doença; Rodrigo Stabeli analisa
casos de Covid-19
Região de Ribeirão segue os índices estaduais que registram aumento nos casos da doença; Rodrigo Stabeli analisa

Região de Ribeirão segue os índices estaduais que registram aumento nos casos da doença; Rodrigo Stabeli analisa

Nesta sexta-feira, acompanhamos com Rodrigo Estabili, diretor da Fiocruz e pesquisador, o aumento de casos de Covid-19 no Brasil, especificamente na região Sudeste e em Ribeirão Preto.

Explosão de Casos e Nova Variante

Segundo Estabili, houve um aumento de nove vezes no número de casos em Ribeirão Preto nas últimas duas semanas. A procura por testes nas farmácias da região Sudeste aumentou 66%, com uma positividade de 566%. Essa alta está relacionada às subvariantes BQ.1 e BA.5 da Ômicron, que já causaram surtos na Europa e atrásra se espalham pelo Brasil.

Variante BQ.1 e a Importância da Vacinação

Embora não haja confirmação oficial da circulação da BQ.1 em Ribeirão Preto, a proximidade com São Paulo e a notificação da variante em outros estados brasileiros sugerem fortemente sua presença na região. A falta de um estado de emergência em saúde pública dificulta o rastreamento e a identificação precisa das variantes em circulação. Estabili enfatiza a importância de procurar serviços públicos de saúde para testes, permitindo assim o sequenciamento genético do vírus e a implementação de políticas de saúde mais eficazes.

Proteção Vacinal e Sintomas

Quanto à eficácia das vacinas, Estabili explica que duas doses oferecem proteção contra formas graves da doença, resultando em sintomas leves, como gripe. Para pessoas não vacinadas, os sintomas podem ser mais graves, inclusive letais. Um reforço vacinal garante ainda mais proteção, minimizando os sintomas. A mensagem principal é: complete o esquema vacinal para se proteger da nova variante. A vacinação é gratuita e acessível.

Em resumo, o aumento significativo de casos de Covid-19 no Brasil está ligado às novas subvariantes da Ômicron. A vacinação completa continua sendo a melhor forma de prevenção, reduzindo a gravidade dos sintomas e protegendo a população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.