CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Número de trabalhadores por conta própria cresce na economia brasileira

Dimas Facioli traz as reflexões desse panorama com mais detalhes no 'Emprego e Oportunidades'
trabalhadores por conta própria
Dimas Facioli traz as reflexões desse panorama com mais detalhes no 'Emprego e Oportunidades'

Dimas Facioli traz as reflexões desse panorama com mais detalhes no ‘Emprego e Oportunidades’

O número de trabalhadores por conta própria no Brasil cresceu significativamente, com destaque para o aumento de profissionais autônomos com ensino superior. Em contrapartida, observa-se uma queda no número de trabalhadores com baixa escolaridade nesse segmento.

Crescimento e escolaridade

A pandemia acelerou o crescimento do trabalho autônomo, e embora trabalhadores com ensino médio ainda sejam maioria, o maior percentual de crescimento se concentra entre os profissionais com ensino superior. Isso sugere que profissionais mais qualificados estão buscando e encontrando sucesso nesse modelo de trabalho.

Dados e Tendências

No terceiro trimestre de 2021, os trabalhadores por conta própria representavam 27% da população ocupada (25 milhões de profissionais). Apesar de quedas durante a pandemia em quase todos os setores, atividades como as da área de informação, comunicação, finanças e saúde registraram crescimento. A recuperação econômica pós-pandemia foi impulsionada majoritariamente por trabalhos autônomos e informais, com crescimento de 5,2%. Entre 2012 e períodos posteriores, houve um aumento de 171% de trabalhadores com ensino superior nesse modelo, enquanto o grupo menos escolarizado sofreu queda de 25%. As regiões Sul e Sudeste lideram o crescimento, com destaque para o aumento de autônomos com CNPJ, indicando formalização.

Perspectivas futuras

A crescente busca por autonomia e flexibilidade, aliada à possibilidade de maiores rendimentos e liberdade profissional, impulsiona a escolha pelo trabalho autônomo. Embora existam riscos, como a incerteza de retorno sobre investimentos, essa tendência parece consolidada, especialmente entre profissionais com ensino superior. A simplificação da tributação também contribui para a formalização e o crescimento desse mercado. A busca por alternativas ao modelo CLT e a maior dificuldade das empresas em contratar profissionais qualificados são fatores que reforçam essa tendência.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.