CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de vítimas fatais em acidentes de trânsito aumentam em Ribeirão

No entanto, em relação aos primeiros sete meses de 2019, acidentes com óbitos registraram queda
acidentes de trânsito
No entanto, em relação aos primeiros sete meses de 2019, acidentes com óbitos registraram queda

No entanto, em relação aos primeiros sete meses de 2019, acidentes com óbitos registraram queda

Apesar do aumento de 6,25% no número de vítimas fatais de acidentes de trânsito em Ribeirão Preto nos sete primeiros meses de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, houve uma queda significativa nos meses de abril a julho, período crítico da pandemia, segundo dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Fosiga).

Redução de Óbitos e Acidentes

A redução nos óbitos foi mais expressiva na comparação entre os dois quadrimestres, com uma queda de mais de 41%, passando de 34 em 2019 para 20 em 2020. No geral, foram 51 óbitos nos primeiros sete meses de 2020 contra 48 no mesmo período de 2019 no perímetro urbano. Na malha municipal, houve redução de 27 para 23 óbitos entre janeiro e julho, além de uma diminuição significativa nos acidentes com vítimas: de 2033 para 1682 acidentes entre os mesmos períodos.

Análise dos Dados e Necessidade de Estudos

Para o advogado especialista em trânsito Ademar Padrão, a redução, embora positiva, não é totalmente representativa, pois não considera a alteração no fluxo de veículos devido à pandemia. A comparação ideal, segundo ele, deveria levar em conta a quantidade de veículos circulando. O diretor superintendente da empresa de trânsito e transporte urbano de Ribeirão Preto, Antônio Carlos de Oliveira Junior, corroborou a queda de óbitos e acidentes nas vias municipais.

Medidas para Redução Sustentável

Ademar Padrão destaca a necessidade de estudos e ações específicas por parte do poder público para uma redução sustentável dos acidentes, principalmente em relação à fiscalização de infrações como excesso de velocidade, passagem em locais proibidos, falta de uso do cinto de segurança e uso de celular ao volante. Sem essas medidas, a tendência é que os números de acidentes, especialmente nas rodovias, não se estabilizem ou até mesmo voltem a crescer.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.