CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número muito preocupante, afirma especialista sobre o aumento das infrações por falta de cinto de segurança

Autuações no feriado de Proclamação da República cresceram 245% em relação a 2019; confira a análise de Adhemar Padrão
infrações cinto segurança
Autuações no feriado de Proclamação da República cresceram 245% em relação a 2019; confira a análise de Adhemar Padrão

Autuações no feriado de Proclamação da República cresceram 245% em relação a 2019; confira a análise de Adhemar Padrão

Após um longo período de isolamento social devido à pandemia, o retorno às atividades normais, incluindo viagens turísticas, resultou em um aumento significativo no número de multas de trânsito nas rodovias da região de Ribeirão Preto. De acordo com balanço da Polícia Rodoviária, houve um crescimento superior a 160% na comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia.

Infrações mais comuns

Entre as infrações mais comuns, destacam-se a falta de uso do cinto de segurança (aumento de 740 multas), a recusa em realizar o teste do bafômetro e outras infrações relacionadas à segurança. O advogado especialista em trânsito, Ademar Padrão Neto, destaca a preocupação com o aumento expressivo de infrações, principalmente o não uso do cinto de segurança no banco traseiro, que representa um risco ainda maior em acidentes.

Implicações da nova pontuação da carteira de habilitação

A mudança na pontuação da carteira de habilitação, com um novo limite para suspensão, também é analisada. Ademar afirma que essa alteração pode gerar a sensação de impunidade em alguns motoristas, levando-os a cometer mais infrações. Embora infrações como embriaguez ao volante e outras gravíssimas mantenham penalidades severas, as infrações leves e médias podem contribuir para um comportamento mais permissivo. A psicóloga especialista em trânsito, Raquel Almeyda, complementa que a falta de conscientização sobre os riscos e a ilusão da impunidade contribuem para o descumprimento das leis de trânsito.

Necessidade de mudanças

Para reverter esse cenário, Ademar e Raquel defendem a necessidade de mudanças na abordagem da educação no trânsito, que deve ir além da infância e atingir jovens e adultos. A punição financeira, por meio de multas, parece não ser mais suficiente e a implementação de penalidades mais severas, que afetem diretamente a vida dos infratores, se faz necessária. Além disso, a complexidade e as frequentes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro contribuem para a confusão e o descumprimento das leis. Uma revisão do código e uma maior clareza nas regras são essenciais para garantir a segurança no trânsito.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.