CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Números de furtos, roubos e estupros aumentam em Ribeirão no mês de janeiro em comparação a 2021

Especialista em segurança, Guelfo Pescuma Júnior, analisa a escalada da violência na cidade
aumento criminalidade Ribeirão Preto
Especialista em segurança, Guelfo Pescuma Júnior, analisa a escalada da violência na cidade

Especialista em segurança, Guelfo Pescuma Júnior, analisa a escalada da violência na cidade

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam aumento da criminalidade em Ribeirão Preto em janeiro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Aumento nos Crimes Patrimoniais

Furtos de veículos tiveram um crescimento alarmante de 50%, saltando de 107 para 161 ocorrências. O aumento geral de furtos foi de 27%, passando de 531 para 675 casos. Já os roubos de veículos apresentaram um aumento de 8%, indo de 36 para 39 ocorrências, enquanto os roubos em geral tiveram um leve aumento de 2%, de 180 para 184 casos. A comparação é feita sempre entre os meses de janeiro.

Alta Significativa em Casos de Estupro

Um dado preocupante foi o aumento de 80% nos casos de estupro, com cinco registros em janeiro de 2022 e nove em janeiro de 2023. Apesar do número absoluto ser baixo, a porcentagem de crescimento chama atenção para a gravidade da situação.

Análise de Especialista e Possíveis Causas

O especialista em Segurança Pública, Guelph Pescuma Jr., analisou os dados, apontando para a ousadia crescente dos criminosos, atribuindo isso à fragilidade das leis e ao desmonte da Polícia Civil no estado de São Paulo. A redução no quadro de policiais civis compromete as investigações, dificultando a identificação e prisão dos criminosos. A falta de treinamento adequado em empresas de segurança contratadas por condomínios também contribui para o aumento de crimes em áreas antes consideradas seguras. Outro fator relevante é a falta de combate ao crime de receptação, que incentiva a prática de furtos e roubos, especialmente em casos de encomendas, como o furto de caminhões de fertilizantes.

Em relação aos crimes contra a vida, como homicídios e estupros, o especialista destaca a dificuldade de previsão, mas ressalta a importância de investimentos em segurança pública, tanto na prevenção quanto na investigação. A falta de pessoal treinado e equipado é um dos principais gargalos no combate à criminalidade.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.