CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nutricionista orienta sobre as sobras da ceia de Natal

É comum que toda a comida seja demais para o jantar da véspera, então cabe armazenar o que sobrar da maneira adequada
sobras de Natal
É comum que toda a comida seja demais para o jantar da véspera, então cabe armazenar o que sobrar da maneira adequada

É comum que toda a comida seja demais para o jantar da véspera, então cabe armazenar o que sobrar da maneira adequada

O Natal é sinônimo de ceia farta e reunião familiar, mas o excesso de comida pode gerar preocupações com armazenamento e desperdício. Para ajudar a lidar com essa situação, a nutricionista e chef de cozinha Lívia Paulies compartilha dicas importantes.

Servindo o Adequado e Armazenando Corretamente

A primeira recomendação é servir apenas a quantidade de comida necessária para o número de pessoas presentes, evitando o excesso de pratos expostos e a contaminação cruzada. Caso necessário, é possível repor as comidas. Os restos devem ser armazenados imediatamente, utilizando recipientes adequados e cobertos com filme plástico, papel toalha ou pano limpo. Na geladeira, os alimentos podem ser conservados por até três dias. Para consumo posterior, utilize potes de vidro ou freezer próprios para microondas e congele as sobras.

Considerações Sobre Contaminação e Intolerâncias

Lívia destaca a importância de se atentar à contaminação cruzada, especialmente para pessoas com intolerâncias alimentares, como celíacos. Para celíacos, é crucial evitar a contaminação com trigo e utilizar utensílios de cozinha separados. Sobremesas, geralmente ricas em leite e ovos, devem ser servidas e guardadas na geladeira rapidamente para evitar a deterioração.

Congelamento e Reaproveitamento Criativo

Embora a maioria dos alimentos possa ser congelada, alguns podem perder textura ou sabor. A maionese, por exemplo, pode apresentar aspecto craquelado, e carnes como peru ou chester podem ressecar. Para evitar isso, congele carnes com molhos ou refogue-as com legumes ao descongelar. Reaproveite as sobras de forma criativa, utilizando carnes ressecadas em farofas, molhos ou recheios de tortas. Castanhas e frutas secas podem ficar expostas por até quatro horas antes da ceia, enquanto frutas frescas devem ser mantidas com casca até o momento do consumo.

Aproveite as festas de fim de ano sem culpa! Desfrute dos pratos especiais e da companhia de seus entes queridos, sem se preocupar excessivamente com quantidades. O importante é a celebração e o convívio, e uma alimentação equilibrada durante o ano todo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.