CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

O agronegócio também é lugar para as mulheres

Superando estereótipos, elas estão cada vez mais presentes no campo, sendo peças importantes na agropecuária nacional
O agronegócio também é lugar para
Superando estereótipos, elas estão cada vez mais presentes no campo, sendo peças importantes na agropecuária nacional

Superando estereótipos, elas estão cada vez mais presentes no campo, sendo peças importantes na agropecuária nacional

Em 8 de março de 2025, O agronegócio também é lugar para, o programa Epeagro destacou a crescente participação feminina no agronegócio brasileiro, ressaltando que o setor não é exclusivo dos homens. A repórter Virgínia Alves comentou que as mulheres atuam tanto em propriedades familiares quanto em empresas do agronegócio, ocupando cargos de gestão e promovendo inovações, especialmente em sustentabilidade e uso de tecnologia.

Presença feminina no agronegócio: Segundo dados da Confederação Nacional da Pecuária (CNA), cerca de 30 milhões de hectares no Brasil são gerenciados por mulheres. Virgínia Alves citou exemplos de mulheres que lideram produções agropecuárias, como a criação de ovelhas para produção de lã, destacando o cuidado com o bem-estar animal e a sustentabilidade.

Inovação e sustentabilidade: Mulheres no campo têm introduzido práticas inovadoras, como o uso de rastreabilidade na produção de açúcar mascavo e o investimento em tecnologias como inteligência artificial na agricultura. Elas também têm papel importante na produção de café especial, que exige colheita manual e atenção aos detalhes para garantir qualidade e valor agregado.

Previsão do tempo para o agronegócio

A meteorologista Ludmila Camparoto informou que, a partir da segunda semana de março, o bloqueio atmosférico que impedia a formação de nuvens e chuvas no estado de São Paulo deve perder intensidade. Isso permitirá a entrada de frentes frias que trarão chuvas irregulares, algumas acompanhadas de tempestades pontuais, o que pode afetar a colheita da soja e outros trabalhos no campo.

Preços do açúcar e do leite: O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Esalc) divulgou que o preço do açúcar cristal no estado de São Paulo caiu em fevereiro, com a saca de 50 quilos sendo negociada a R$ 143,74, valor R$ 7,45 menor que em janeiro. Já o preço do leite apresentou aumento de quase 19% em janeiro de 2025 em comparação ao ano anterior, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (CPI).

O consultor de agronegócio José Carlos de Lima Jr explicou que o aumento do preço do leite está relacionado à oferta e demanda, com redução do plantel de vacas leiteiras e necessidade de suplementação alimentar devido à diminuição das chuvas a partir de abril. Ele ressaltou que, apesar do preço mais alto ao consumidor, o produtor nem sempre obtém maior lucro devido aos custos e intermediários na cadeia produtiva.

Entenda melhor

Mulheres no agronegócio brasileiro têm ampliado sua atuação, assumindo papéis de liderança e inovação, o que contribui para a modernização do setor. A previsão climática indica mudanças que podem impactar as atividades agrícolas nas próximas semanas. No mercado, oscilações nos preços de produtos como açúcar e leite refletem fatores sazonais e estruturais da produção e consumo.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.