CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

O Brasil no agro, é mais competitivo que qualquer país, destaca secretário de Políticas Agrícolas

Guilherme Campos Júnior comentou a taxação estadunidense, destacando o crescimento do Brasil e a perda de hegemonia dos EUA
O Brasil no agro
Guilherme Campos Júnior comentou a taxação estadunidense, destacando o crescimento do Brasil e a perda de hegemonia dos EUA

Guilherme Campos Júnior comentou a taxação estadunidense, destacando o crescimento do Brasil e a perda de hegemonia dos EUA

O plano safra, política pública essencial para o fortalecimento do agronegócio brasileiro, tem sido uma ferramenta importante de incentivo à produção rural, especialmente para agricultores familiares e pequenos produtores. Anualmente, o governo federal anuncia medidas que envolvem crédito rural, seguro agrícola, apoio à comercialização e investimentos em tecnologias sustentáveis.

Na terça-feira, durante a Expo Copercítulos, realizada em Bebedouro, o secretário nacional de políticas agrícolas, Guilherme Campos Jr., apresentou uma proposta de decreto para instituir a política nacional de fomento à produção de borracha natural no Brasil. O objetivo principal é estruturar e fortalecer a cadeia produtiva da borracha natural, promovendo o aumento da produção, agregação de valor ao produto e geração de renda para os produtores.

Guilherme Campos Jr. também comentou sobre a taxação imposta pelo governo americano e a participação do Brasil no BRICS, grupo de países emergentes que buscam desenvolvimento econômico. Segundo ele, o Brasil tem ocupado o espaço que os Estados Unidos mantiveram por muito tempo, e a ideia de uma moeda alternativa ao dólar, unindo os países do BRICS, representa um desafio à hegemonia atual. O grupo reúne um terço do PIB mundial, metade da população e 70% da produção global de alimentos, o que confere grande representatividade.

O secretário destacou ainda a competitividade do agronegócio brasileiro, ressaltando as condições climáticas favoráveis que permitem até três safras por ano em algumas regiões, o uso sustentável da terra e a possibilidade de recuperação de áreas degradadas com investimentos adequados. Ele afirmou que o agronegócio brasileiro continuará impulsionando o desenvolvimento do país.

Após a participação na Expo Copercítulos, Guilherme Campos Jr. seguiu para Brasília para cumprir outros compromissos.

Pontos-chave

  • Plano safra é fundamental para o incentivo à produção rural, especialmente para pequenos produtores.
  • Proposta de decreto apresentada para fomentar a produção de borracha natural no Brasil.
  • Brasil no BRICS desafia hegemonia econômica dos Estados Unidos com potencial de moeda alternativa ao dólar.
  • Clima e condições do país favorecem alta produtividade e sustentabilidade no agronegócio.
Entenda melhor

O plano safra é um conjunto de políticas públicas que oferece crédito, seguro e apoio técnico para agricultores, visando aumentar a produção e a sustentabilidade do setor agrícola brasileiro.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.