O canto marcante das tovacas
O Sons da Terra de hoje traz um presente especial: um registro raro da tovaca-de-rabo-vermelho (Myrmeciza ruficauda), ave arisca e de canto marcante, enviado diretamente de São Luiz do Paraitinga pelo pessoal do Sítio Cotinga. Um abraço ao Rubim e à Giovanna, vizinhos do biólogo Luciano Lima no topo da Cunha!
A Tovaca-de-Rabo-Vermelho: Uma Raridade na Mata Atlântica
Para quem se aventura pela Mata Atlântica, avistar a tovaca-de-rabo-vermelho é um privilégio. O mais comum é ouvi-la, indicando que você está em uma montanha isolada do sudeste do Brasil, em meio a uma vasta área florestal. Seu nome em inglês, “Antrush”, reflete seu hábito de caminhar pelo chão, buscando alimento sob a luz do sol.
Habitat e Distribuição Altitudinal
Essa ave florestal prefere a penumbra do sub-bosque, o que dificulta ainda mais seu registro. É encontrada, geralmente, acima dos mil metros de altitude. Em algumas regiões da Serra do Mar e da Bocaina, é possível encontrar as três espécies de tovaca (rabo vermelho, cantadora e campainha) na mesma montanha, cada uma ocupando uma faixa altitudinal específica. A tovaca-de-rabo-vermelho ocupa o topo, a cantadora o meio, e a campainha a base.
Leia também
Ameaças e Conservação
Apesar de não estar, em um primeiro momento, ameaçada de extinção, a tovaca-de-rabo-vermelho enfrenta desafios como a fragmentação florestal e as mudanças climáticas. A fragmentação impede o deslocamento entre fragmentos de mata, enquanto o aumento da temperatura pode forçar a espécie a buscar refúgio em altitudes ainda maiores, diminuindo seu habitat disponível. O registro dessa espécie indica a presença de áreas de mata preservada, conectadas a parques nacionais.
Agradecemos ao Sítio Cotinga pelo registro e convidamos você a conhecer o perfil deles no Instagram (@sitio.cotinga) para ver mais imagens de aves da região. Se você tiver algum registro ou tema que gostaria de ver no Sons da Terra, mande para nós!