Lígia Boareto explica sobre a figuram de linguagem sinestesia, que são diversas impressões ligadas aos órgãos do sentido
O programa Papo Certo da CBN abordou a figura de linguagem chamada sinestesia, tema pouco explorado até então. A linguista Lígia Boareto explicou o conceito e deu exemplos práticos.
O que é sinestesia?
Sinestesia, de origem grega, significa a mistura ou união de sensações. Ela ocorre quando há a combinação de, pelo menos, dois dos cinco sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) em uma mesma expressão. A música “Valsinha” de Chico Buarque, com a frase “Olhou-a de um jeito muito mais quente”, foi utilizada como exemplo, pois combina a visão (“olhou”) com o tato (“quente”).
Sinestesia no dia a dia e em provas
Lígia destaca a presença da sinestesia em diversas situações cotidianas, como em expressões como “voz macia”, “beijo doce”, “cheiro azedo” e “resposta seca”. A especialista ressalta a importância de treinar a leitura e memorizar os cinco sentidos para identificar a sinestesia, conteúdo recorrente em vestibulares e concursos, como o ENEM, que se aproxima.
Leia também
A entrevista finaliza com a recomendação para os ouvintes praticarem a identificação da sinestesia, lembrando da importância dos cinco sentidos na compreensão dessa figura de linguagem. A dica é útil para estudantes que se preparam para provas e para todos que desejam enriquecer sua percepção da língua portuguesa.