Mudanças tecnológicas vêm alterando formas de trabalho consideradas ‘mecânicas’ ou ‘operacionais’; ouça a coluna e entenda!
O futuro do mercado de trabalho e o impacto da tecnologia nas transformações desse setor foram discutidos em entrevista na manhã da CBN. Segundo especialistas, O impacto das tecnologias no mercado, as mudanças são impulsionadas principalmente pelos avanços tecnológicos, que alteram processos em diversas áreas de atuação.
Transformações tecnológicas e o mercado de trabalho
À medida que surgem novas tecnologias, áreas antes mecânicas e operacionais tendem a se tornar mais analíticas. Um exemplo citado foi a contabilidade, que atualmente exige dos profissionais mais análise do que simples execução de processos.
Impactos da pandemia e do home office: A pandemia trouxe mudanças significativas no comportamento das organizações, acelerando a digitalização e a adoção do trabalho remoto. Isso gerou a necessidade de maior controle sobre o home office, influenciando o futuro do trabalho.
Leia também
- Preparação dos jovens para o trabalho: Qual a visão dos líderes do mercado de trabalho sobre a nova geração de trabalhadores?
- O futuro do mercado de trabalho brasileiro diante da revolução das IAs
- Suspensão usina santa elisa impacto: Quais os impactos indiretos que o fechamento da Usina Santa Elisa tem no mercado?
Profissões em alta e em transformação: As carreiras ligadas à tecnologia e transformação digital estão em crescimento, com destaque para áreas como comunicação digital e vendas por canais sociais. A automatização tem substituído posições operacionais, aumentando a demanda por profissionais analistas capazes de interpretar e interagir com o mercado.
Desafios e preparação para o futuro: Nem todas as empresas possuem recursos para implementar rapidamente a transformação digital, tornando o processo gradual. Profissões muito operacionais tendem a perder espaço, enquanto aquelas relacionadas à tecnologia devem crescer. A preparação e atualização profissional são essenciais para acompanhar essas mudanças.
Entenda melhor
O estudo mencionado foi desenvolvido pelo ISPM, que analisa tendências futuras do trabalho a partir de mudanças culturais, sociais e tecnológicas. Apesar das incertezas, essas análises ajudam a construir cenários para os próximos anos.