Ficou com dúvida? Não se preocupe, a mestra em linguística, Lígia Boareto, traz as dicas de quando usar os dois termos; ouça!
Neste artigo, vamos desvendar o mistério da grafia de “debaixo”: junto ou separado? A resposta, segundo a professora Lígia Boareto, especialista em língua portuguesa, é: ambas as formas estão corretas!
Contexto é a chave
A forma como empregamos “debaixo” influencia sua grafia. Na música de Caetano Veloso, “debaixo dos caracóis dos seus cabelos”, a palavra é escrita junta, funcionando como um advérbio de lugar, indicando posição inferior. Este uso, geralmente associado à justaposição de “de” e “baixo”, indica localização em uma parte inferior em relação a outra. Por exemplo: “A caneta está debaixo dos papéis”.
Debaixo junto x separado: qual a diferença?
Quando escrito junto, “debaixo” pode ser substituído por “sob”, reforçando seu significado de localização inferior. A frase “debaixo dos caracóis” poderia ser “sob os caracóis”, com o mesmo sentido. A grafia separada, por sua vez, apresenta nuances diferentes e será tema de discussão em artigo futuro.
Leia também
Embaixo: uma dúvida para a próxima semana
Uma dúvida levantada foi a relação entre “debaixo” (junto) e “embaixo”. A professora Lígia adiantou que a substituição de “debaixo” por “sob” é possível, mas a discussão sobre a grafia de “embaixo” (junto ou separado) será abordada em um próximo artigo. Acompanhe para não perder!