Engenheiro de trânsito, Anderson Mazoli, explica como funciona a legislação brasileira
O aumento do número de veículos em Ribeirão Preto tem gerado preocupação entre pedestres. Um caso recente ilustra essa situação: na quarta-feira, um senhor foi atropelado por uma moto na Avenida Dom Pedro, mesmo atravessando na faixa de pedestres.
A Preferência do Pedestre
Segundo o engenheiro de trânsito Anderson Mazole, o Código de Trânsito Brasileiro garante a preferência do pedestre ao iniciar a travessia na faixa, mesmo que o sinal mude para verde para os veículos. Motoristas devem aguardar a conclusão da travessia, sob pena de multa gravíssima.
Aumento da Frota e Medo dos Pedestres
Com 559.922 carros e motos (0,7 veículos por habitante), Ribeirão Preto enfrenta o desafio de conciliar o aumento da frota com a segurança dos pedestres. O aposentado Antônio Vieira relata a necessidade de atenção redobrada ao atravessar, mesmo em faixas, devido à falta de confiança nos condutores.
Leia também
Segurança e Conscientização
A faixa de pedestres representa um espaço seguro garantido por lei, com o objetivo primordial de proteger vidas. No caso da Avenida Dom Pedro, o motociclista prestou socorro à vítima, que foi encaminhada a um hospital. A situação reforça a necessidade de conscientização tanto de motoristas quanto de pedestres para garantir a segurança de todos no trânsito.



