CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que acontecem com os bens bloqueados da B&B Capital?

Justiça determinou a retenção de veículos dos sócios e de dinheiro em contas da empresa; advogado Daniel Pacheco explica
bens bloqueados B&B Capital
Justiça determinou a retenção de veículos dos sócios e de dinheiro em contas da empresa; advogado Daniel Pacheco explica

Justiça determinou a retenção de veículos dos sócios e de dinheiro em contas da empresa; advogado Daniel Pacheco explica

A Justiça de Ribeirão Preto bloqueou bens da Bip Investimentos, empresa acusada de aplicar um golpe de R$ 200 milhões em investidores de todo o país. Entre os bens bloqueados estão dois carros do proprietário da empresa, André Luiz de Jesus Rosa, e um carro de um dos sócios. As contas bancárias dos suspeitos também tiveram seus valores bloqueados, embora o montante não tenha sido divulgado.

O Golpe e o Bloqueio de Bens

A Bay Bay Investimentos, que oferecia retorno de até 3% nas aplicações, fechou e seu dono desapareceu na semana passada, após um funcionário alertar os investidores sobre a impossibilidade de resgate dos valores. A ação da Justiça visa garantir o ressarcimento dos investidores, impedindo a venda ou negociação dos bens bloqueados.

O Processo Judicial e o Acesso ao Dinheiro

De acordo com o professor de direito da USP, Daniel Pacheco, os bens bloqueados ficam indisponíveis até uma eventual condenação, servindo para saldar as dívidas da empresa. As vítimas do golpe entrarão em um concurso de credores, e o dinheiro será repartido proporcionalmente entre elas, considerando a prioridade de alguns créditos, como os trabalhistas. O tempo do processo judicial é incerto, podendo levar alguns anos até uma decisão final, mas o professor acredita que não se trata de um processo de décadas. As vítimas podem, paralelamente, acionar a empresa na justiça civil para buscar o ressarcimento.

Investigações em Andamento

As investigações policiais continuam, com foco na localização do proprietário da empresa, que ainda não foi encontrado. Além do bloqueio de bens, a justiça pode determinar outras medidas, como a prisão preventiva. O Ministério Público também atua no caso, investigando a participação de outras pessoas na fraude. A complexidade da investigação se deve à localização desconhecida do principal suspeito e à necessidade de identificar todos os envolvidos no crime de estelionato.

A situação demonstra a necessidade de cautela ao investir, buscando informações sobre a idoneidade das empresas e a segurança dos investimentos. A busca pela justiça e o ressarcimento das vítimas é um processo que demanda tempo e esforço, mas a ação da Justiça demonstra o compromisso em buscar a reparação dos danos causados.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.