Reaproximação do Brasil com o Mercosul pode impulsionar o setor; ouça o economista da Acif Adnan Jebailey
Franca se prepara para 2023 com um painel de especialistas para discutir os desafios e oportunidades econômicas do município.
Cenário Econômico de Franca em 2023
Em parceria com a Fatech, a Associação do Comércio e Indústria de Franca promove um painel para discutir o cenário econômico de 2023. O evento reunirá especialistas e empresários para analisar os impactos da macro e microeconomia na cidade, auxiliando empresas a se prepararem para os desafios e a aproveitarem as oportunidades.
Desafios para o Setor Calçadista
Um dos focos principais será a indústria calçadista, importante setor econômico de Franca. A economista Dinã Gebale destaca a influência da troca de governos e as mudanças nas políticas que impactam a economia. A relação com o Mercosul e países latino-americanos, como Argentina e Chile, será crucial para as exportações, assim como a relação com os Estados Unidos. A queda nas exportações de calçados em 2022, que perderam a posição de principal item exportado para o café, reforça a necessidade de estratégias de reconstrução do setor.
Leia também
Impactos da Inflação e do Mercado de Trabalho
A inflação e a consequente perda do poder de compra também serão temas relevantes. A economista menciona o programa “Desenrola”, que visa renegociar dívidas de brasileiros, como um fator que pode influenciar o consumo e o mercado de trabalho. A geração de empregos ainda é incerta, dependendo do aquecimento do comércio e do desenrolar do ano. A reavaliação dos critérios do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) pelo governo também impactará a análise do mercado de trabalho.
O painel acontecerá no dia 1º de fevereiro, às 19h, na sede da ACIF, em Franca. O evento é considerado importante para empresários de todos os setores, oferecendo discussões relevantes e perspectivas para o futuro econômico da cidade.



