CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

O que causa e quais são os tratamentos para a síndrome de burnout?

Sintomas, geralmente, são desencadeados pele estresse relacionado ao trabalho; ouça a coluna 'CBN Saúde' com Fernando Nobre
Síndrome de burnout
Sintomas, geralmente, são desencadeados pele estresse relacionado ao trabalho; ouça a coluna 'CBN Saúde' com Fernando Nobre

Sintomas, geralmente, são desencadeados pele estresse relacionado ao trabalho; ouça a coluna ‘CBN Saúde’ com Fernando Nobre

A síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, tem se tornado cada vez mais prevalente, especialmente em decorrência de fatores como a pandemia de COVID-19 e as altas demandas do mercado de trabalho. Conceituada pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger em 1974, a síndrome se caracteriza por um conjunto de sinais e sintomas que afetam a saúde física e mental do indivíduo.

Características da Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout apresenta três características principais: exaustão física e emocional, menor identificação com o trabalho e sensação de redução da capacidade profissional. Além disso, sintomas como dores no corpo, alterações do apetite, insônia, dificuldade de concentração, insegurança, negatividade, aumento da pressão e da glicemia, depressão e até mesmo tendências suicidas são frequentemente relatados. A insatisfação com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional também é um fator comum.

Impacto na Saúde Cardiovascular

Os sintomas da síndrome de Burnout aumentam significativamente a probabilidade de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. A combinação de estresse crônico, exaustão e alterações fisiológicas contribui para o desenvolvimento dessas condições. Profissionais de saúde, policiais, professores e aeroviários são alguns dos grupos mais afetados, especialmente durante períodos de alta demanda, como o pico da pandemia de COVID-19, onde estima-se que 30% dos trabalhadores dessas áreas tenham sido acometidos pela síndrome.

Prevenção e Atenção

A síndrome de Burnout nem sempre é facilmente percebida pelo indivíduo, sendo muitas vezes diagnosticada por meio da observação de mudanças comportamentais por familiares, amigos e colegas de trabalho. As consequências podem ser graves, impactando a vida pessoal e profissional, podendo até levar à morte em casos extremos, principalmente por suicídio. A conscientização sobre os limites físicos e emocionais é fundamental para a prevenção, buscando um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. É preciso lembrar que cuidar da saúde mental e física é essencial para uma vida plena e produtiva.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.