Psicóloga, Danielle Zeoti, fala sobre as sensações que mexem com os nossos sentimentos; ouça a coluna ‘CBN Comportamento’
O termo “experiência” tem sido amplamente utilizado, especialmente após grandes eventos como shows de rock. Mas o que realmente define uma experiência? Conversamos com a psicóloga Daniela Zeote para entender melhor esse conceito.
Experiência: um conhecimento instantâneo
Para Daniela, experiência é um conhecimento novo e instantâneo que mexe com nossas sensações e sentimentos. É como o nascimento, um mergulho em algo desconhecido. Ir a um show inesquecível ou a um restaurante sofisticado são exemplos de experiências, pois geram sensações e sentimentos únicos. Essa percepção independe da crença prévia; a experiência simplesmente acontece.
Experiências boas e ruins: como lidar com ambas?
Embora o termo “experiência” muitas vezes esteja associado a coisas positivas, experiências ruins também são marcantes e moldam nosso afeto. A chave é entender que a vida é um movimento constante, com momentos bons e ruins. A psicóloga defende a importância de aprender a lidar com as sensações negativas, integrando-as à nossa história, em vez de rejeitá-las. As experiências, sejam boas ou ruins, constroem nossa narrativa pessoal.
Leia também
Em resumo, a riqueza da vida reside na diversidade de experiências, tanto positivas quanto negativas. Valorizar cada momento, permitindo-se vivenciá-lo plenamente, é fundamental para construir uma história rica e significativa. Aprender a lidar com as experiências, sejam elas quais forem, é o que nos faz crescer e evoluir.