CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer para economizar energia com o aumento das bandeiras tarifárias?

Reajuste na faixa vermelha é de 64%, já a amarelo ficará quase 60% mais cara; gerente da CPFL dá dicas de como economizar
economizar energia
Reajuste na faixa vermelha é de 64%, já a amarelo ficará quase 60% mais cara; gerente da CPFL dá dicas de como economizar

Reajuste na faixa vermelha é de 64%, já a amarelo ficará quase 60% mais cara; gerente da CPFL dá dicas de como economizar

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um aumento de até 64% nas bandeiras tarifárias de energia elétrica. As bandeiras tarifárias são cobranças extras na conta de luz, que variam de acordo com o custo da produção de energia. As maiores altas serão na bandeira vermelha (64%) e na amarela (60%), enquanto a bandeira verde permanece sem cobranças adicionais. Os novos valores entraram em vigor no mês seguinte à aprovação e permanecerão até meados de 2024.

Dicas para economizar energia no inverno

Com a chegada do inverno, o consumo de energia tende a aumentar devido ao uso de equipamentos como chuveiros, secadoras de cabelo e aquecedores. Para economizar, é importante tomar banhos rápidos, lavar roupas e louças em grandes quantidades e evitar o uso excessivo de aparelhos que dissipam calor. O chuveiro, por exemplo, pode representar até 40% do consumo de energia de uma residência se não houver cuidado com o tempo de uso.

Cenário atual e previsões

Atualmente, grande parte do Sudeste opera com bandeira verde, graças às chuvas e ao uso de energia gerada por biomassa de usinas sucroalcooleiras. Essa fonte alternativa de energia ajuda a reduzir a dependência de usinas termelétricas, que são mais caras. A expectativa é que a bandeira verde se mantenha até o final do ano. Em outras regiões, a situação pode ser diferente, dependendo da disponibilidade hídrica e da necessidade de recorrer às termelétricas.

Consumo consciente e transformadores

O uso de transformadores para adaptar equipamentos de 220V em redes de 110V aumenta o consumo de energia. O ideal é utilizar eletrodomésticos com a voltagem compatível com a rede elétrica da residência. A economia de energia, mesmo com a bandeira verde, é fundamental para reduzir custos e contribuir para um consumo mais consciente. Economizar energia também implica em economizar água, já que ambos os recursos estão interligados.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.