CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer para reaproveitar as ‘sobras’ da ceia? Será que tudo pode ser congelado?

Quem traz dicas preciosas, inclusive sobre como calcular a produção sem desperdício, é a nutricionista Marília Machado
O que fazer para reaproveitar as
Quem traz dicas preciosas, inclusive sobre como calcular a produção sem desperdício, é a nutricionista Marília Machado

Quem traz dicas preciosas, inclusive sobre como calcular a produção sem desperdício, é a nutricionista Marília Machado

Após as festas de Natal, O que fazer para reaproveitar as, muitas famílias enfrentam o desafio de lidar com as sobras das ceias. A nutricionista Marília Machado orienta sobre como conservar esses alimentos e planejar melhor as próximas celebrações para evitar desperdícios.

Conservação das sobras: Marília explica que carnes como peru e pernil podem ser congeladas para evitar o consumo prolongado das mesmas refeições. É recomendável fatiar as carnes e fazer porções para facilitar o descongelamento e evitar desperdício. A comida deve ser resfriada antes de ser congelada, e o descongelamento deve ocorrer na geladeira, nunca em temperatura ambiente. Alimentos descongelados não devem ser congelados novamente.

Aproveitamento dos alimentos: Para evitar o desperdício, a nutricionista sugere reaproveitar as sobras em novos pratos, como tortas, lanches ou saladas, mudando a apresentação e o sabor dos alimentos. Por exemplo, o pernil desfiado pode ser usado em sanduíches ou misturado a outros ingredientes.

Alimentos que não devem ser congelados

Arroz pode ser congelado sem perda significativa de qualidade, mas alimentos com maionese, devido à alteração de textura e sabor, não são recomendados para congelamento. Batatas podem ser congeladas, porém preferencialmente em forma de purê. Saladas e folhas devem ser consumidas em até dois dias, pois estragam rapidamente.

Planejamento para evitar desperdício nas próximas festas: Para calcular a quantidade ideal de comida, Marília orienta considerar o número de adultos e crianças, pois o consumo varia. Em média, um adulto consome entre 400 a 450 gramas de alimentos e uma criança entre 200 a 250 gramas. A quantidade de carne por pessoa deve ser entre 180 e 250 gramas, arroz cerca de 150 gramas, farofa de 50 a 70 gramas e sobremesa de 150 a 200 gramas. É importante lembrar que 1 quilo de arroz cru rende aproximadamente 2,5 quilos cozido.

Informações adicionais

Alimentos perecíveis, como saladas e maionese, devem ser consumidos rapidamente para evitar riscos à saúde. A lentilha e o feijão podem ser congelados para prolongar a conservação. O planejamento e o cálculo adequado das quantidades ajudam a reduzir o desperdício, economizar dinheiro e contribuir para a sustentabilidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.