Edmo Bernardes recebe Jorge Lima, Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, para conversar sobre a temática
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, O que o Estado de São, Dr. Jorge Lima, concedeu entrevista ao programa Bastidor CBN, onde abordou diversos temas relacionados à economia, emprego, infraestrutura e políticas públicas do estado.
Carreira e atuação no governo: Dr. Jorge Lima destacou sua experiência como executivo e empresário, mencionando que presidiu 10 grandes empresas e é sócio de nove. Ele ressaltou a admiração pelo governador Tarcísio de Freitas, destacando sua capacidade técnica e política, e afirmou que o governo paulista tem uma filosofia de realizar projetos de longo prazo, com segurança jurídica e continuidade, independentemente das mudanças políticas.
Potencial econômico do Brasil e de São Paulo
O secretário enfatizou o potencial do Brasil em setores como agricultura, mineração e logística, destacando que o país possui duas safras anuais e uma vasta riqueza mineral. Segundo ele, São Paulo representa cerca de 30% do PIB nacional e, se fosse um país, seria a 21ª maior economia do mundo. Lima defendeu que o estado deve ser tratado como um país para melhor desenvolvimento econômico.
Emprego e qualificação profissional: A meta do governo é gerar um milhão de empregos formais em quatro anos. Até novembro, foram criados 926 mil empregos formais e abertas 626 mil empresas. O secretário apontou que, apesar da taxa oficial de desemprego ser de cerca de 6%, há cerca de 30 mil vagas disponíveis diariamente no PATE (Posto de Atendimento ao Trabalhador), indicando dificuldades de encaixe entre oferta e demanda. Ele também destacou o desafio de reinserir jovens de 14 a 24 anos que nem estudam nem trabalham, representando cerca de 80% dessa faixa etária no Brasil.
Reforma tributária e incentivos fiscais: Dr. Jorge Lima defendeu a necessidade de simplificação tributária e o fim da guerra fiscal entre estados, que considera prejudicial, especialmente para São Paulo. Ele explicou que a reforma tributária deve ser um primeiro passo, reconhecendo que não agradará a todos. O secretário destacou que, com a mudança para a cobrança no destino, incentivos fiscais estaduais perderão efeito, pois a tributação será feita no local da venda.
Informações adicionais
O secretário também comentou sobre a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que inclui as agências InvestSP e Desenvolve SP, focadas no apoio a pequenos e médios empresários, com linhas de crédito específicas para mulheres, negros, pessoas com deficiência e municípios. Ele ressaltou a digitalização dos processos para agilizar o acesso a serviços e financiamentos.
Além disso, mencionou a parceria com a primeira-dama Christiane Freitz, que atua em projetos de qualificação profissional voltados para populações vulneráveis, buscando oferecer alternativas ao auxílio social sem uma válvula de saída para o mercado de trabalho formal.
Por fim, Dr. Jorge Lima afirmou que o governo estadual atua de forma independente de partidos políticos, buscando atender as demandas das 645 cidades do estado com políticas públicas que promovam desenvolvimento econômico e social.