CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

O que você leva na sua mala em uma viagem?

Os livros podem ser itens indispensáveis para quem quer relaxar durante uma viagem de férias, o professor Luiz Puntel explica
O que você leva na sua
Os livros podem ser itens indispensáveis para quem quer relaxar durante uma viagem de férias, o professor Luiz Puntel explica

Os livros podem ser itens indispensáveis para quem quer relaxar durante uma viagem de férias, o professor Luiz Puntel explica

O professor Luiz Puntel compartilhou reflexões sobre a importância da leitura durante as férias e abordou aspectos históricos da língua portuguesa, O que você leva na sua, com base no livro “Assim Nasceu uma Língua”, do linguista português Fernando Venâncio.

Leitura nas férias: Luiz Puntel destacou que, atualmente, não abre mão de levar livros em suas viagens, mencionando que costuma levar um ou mais volumes para aproveitar o tempo livre. Recentemente, ele levou o livro de Fernando Venâncio para suas férias, ressaltando o valor da leitura como forma de enriquecimento pessoal.

Origem da língua portuguesa: O professor explicou que a língua portuguesa não surgiu diretamente do latim, mas passou por um processo histórico complexo na Península Ibérica. Os romanos estiveram na região por cerca de seis séculos antes da era cristã, seguidos por invasões de povos bárbaros e pela ocupação árabe, que durou cerca de 700 anos.

Galego e português: uma relação histórica

Segundo o livro citado, o galego já era falado há séculos antes da definição da língua portuguesa como tal. O galego é a língua da região da Galícia, no norte da Península Ibérica, atualmente parte da Espanha. A ideia de que o galego seria apenas uma variante do português foi, segundo Venâncio, uma construção ideológica para reforçar a identidade nacional portuguesa, que buscava uma língua autóctone e genuína.

Formação de Portugal e registro da língua: Portugal começou a se formar como nação no século XII, mas o registro da palavra “língua portuguesa” ocorreu muito tempo depois. A construção da identidade nacional envolveu a valorização da língua como elemento central, o que influenciou a forma como a história linguística foi ensinada nas escolas.

Informações adicionais

O professor Luiz Puntel ressaltou que muitos professores de português desconheciam esses detalhes históricos e reforçou a importância da leitura para ampliar o conhecimento, especialmente durante períodos de descanso, como as férias.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.