CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O uso de academias nos condomínios

Personal trainer, menores de idade... o que pode e o que não pode na hora de utilizar esse serviço? Ouça o 'Condomínio Legal'
O uso de academias nos condomínios
Personal trainer, menores de idade... o que pode e o que não pode na hora de utilizar esse serviço? Ouça o 'Condomínio Legal'

Personal trainer, menores de idade… o que pode e o que não pode na hora de utilizar esse serviço? Ouça o ‘Condomínio Legal’

É permitido que moradores contratem personal trainers para atuar nas academias dos condomínios, O uso de academias nos condomínios, desde que a atividade não impeça o uso dos aparelhos por outros moradores. Algumas convenções condominiais podem restringir o serviço a grupos específicos, como idosos ou pessoas em fisioterapia.

O condomínio não pode cobrar taxa do personal trainer, pois ele é contratado diretamente pelo morador e não presta serviço ao condomínio. Grupos de moradores podem contratar um personal para exercícios coletivos, desde que não monopolizem os equipamentos.

Regras para uso da academia

Menores de idade só podem frequentar a academia acompanhados por um responsável, sendo que geralmente é permitido o acesso desacompanhado a maiores de 16 anos. Visitantes podem usar a academia apenas se a convenção do condomínio permitir, o que é raro. Já inquilinos, inclusive os de temporada, têm direito ao uso das áreas comuns, como piscina, quadra, sauna e academia, enquanto estiverem residindo no local.

Manutenção e organização dos equipamentos: A responsabilidade pela manutenção dos aparelhos é do condomínio, que geralmente contrata empresas especializadas para realizar os serviços. O custo é arcado pelo condomínio. Também é comum que o regimento interno estabeleça regras para a higienização dos equipamentos após o uso, podendo incluir a disponibilização de produtos para limpeza e a obrigatoriedade da assepsia pelos usuários.

Gestão do uso em academias com poucos equipamentos: Em condomínios com academias pequenas e alta demanda, recomenda-se o agendamento do uso dos aparelhos, por meio de aplicativos ou sistemas similares, para evitar a monopolização dos equipamentos e garantir que todos os moradores tenham oportunidade de utilizá-los.

Informações adicionais

O síndico deve monitorar constantemente as condições dos aparelhos para evitar acidentes e possíveis ações judiciais decorrentes de equipamentos em mau estado. A manutenção adequada é fundamental para a segurança e o bem-estar dos usuários da academia.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.