CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

OAB cobra novas medidas após teste positivo de moradora em situação de rua

Mulher foi diagnosticada com o novo coronavírus na última sexta-feira (15)
teste positivo moradora rua
Mulher foi diagnosticada com o novo coronavírus na última sexta-feira (15)

Mulher foi diagnosticada com o novo coronavírus na última sexta-feira (15)

Primeiro caso de coronavírus em moradora de rua em Ribeirão Preto gera preocupação

A confirmação de um caso de coronavírus em uma moradora de rua em Ribeirão Preto acendeu um alerta na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que cobrou medidas sanitárias e de prevenção da prefeitura. A dificuldade em seguir orientações de isolamento social para pessoas em situação de rua é evidente, tornando-as um grupo de risco ainda maior.

Falta de apoio e tratamento adequado

De acordo com Ricardo Sobral, diretor da OAB, a moradora de rua diagnosticada com Covid-19 na quarta-feira não recebeu o apoio necessário para tratamento e isolamento. Apesar de apresentar sintomas leves, foi orientada a retornar para a praça pública onde vive, expondo dezenas de pessoas ao risco de contágio. Mesmo após atendimento no polo Covid da UPA da 3 de maio, a oferta de leitos para pernoite foi recusada pelo casal devido à demora, falta de tratamento e acolhimento, levando-os de volta à praça da Catedral.

Ações da Prefeitura e a necessidade de uma rede de atenção

A OAB solicita à Prefeitura de Ribeirão Preto um tratamento completo para moradores de rua infectados, com estrutura e apoio de profissionais de saúde. A prefeitura, em nota oficial, afirma oferecer acolhimento em uma casa de passagem com quartos isolados, mas a OAB argumenta que isso é insuficiente, faltando suporte psicológico e acolhimento adequado. A situação da moradora de rua, que ficou pelo menos cinco dias circulando na cidade após o diagnóstico, expõe falhas nos protocolos de saúde pública e assistência social. Testes para Covid-19 foram realizados em moradores de rua na casa de passagem e na cava do bosque, com um caso positivo já em isolamento. O prefeito Artêmio Nogueira anunciou testes também na cava do bosque, local que atrásra abriga moradores de rua devido à paralisação de eventos esportivos. O Centro de Apoio Temporário oferece refeições e dormitórios para 100 pessoas.

A situação demonstra a urgência de uma rede de atenção completa e eficiente para moradores de rua, garantindo não apenas o tratamento médico, mas também o suporte social necessário para um isolamento eficaz e a prevenção da disseminação do vírus.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.