Homem disse que mulher negra não tinha perfil de gerenciar o lugar; caso deve ser analisado pelo Tribunal de Ética e Disciplina
Advogado suspeito de racismo
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ribeirão Preto deve apurar a conduta do advogado Rafael Beltler-Marconat, suspeito de racismo contra a gerente de uma padaria. Imagens de câmeras de segurança mostram o advogado atirando uma vasilha com feijão na funcionária, Alessandra Silva Biceira, após tê-la ofendido por sua raça.
Ofensas racistas
Segundo Alessandra, Rafael disse que, por conta de sua raça, ela não tinha perfil para ser gerente. O ato ocorreu na frente de outros funcionários da padaria.
Denúncia e apuração
De acordo com Leandro César, membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB de Ribeirão Preto, o caso será analisado pelo Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem, após a formalização da denúncia pela defesa de Alessandra. O advogado Alexandre Durante, que representa Alessandra, afirmou que o ofício será encaminhado à OAB até o fim da semana.
Leia também
O caso demonstra a importância da atuação da OAB na apuração de denúncias de racismo e na defesa da igualdade racial. A espera pela formalização da denúncia e subsequente análise pela OAB é crucial para que as medidas cabíveis sejam tomadas, garantindo justiça e o respeito aos direitos da vítima.



