CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

OAB lança campanha de combate à violência contra a mulher no Carnaval de Ribeirão Preto

Iniciativa "OAB por Elas" distribuirá panfletos com QR Code para acolhimento de vítimas nos bloquinhos; cidade registrou 177 casos de estupro em 2025.
oab
Iniciativa "OAB por Elas" distribuirá panfletos com QR Code para acolhimento de vítimas nos bloquinhos; cidade registrou 177 casos de estupro em 2025.

A 12ª Subseção da OAB de Ribeirão Preto (SP), em parceria com a seccional de São Paulo, promove neste Carnaval a ação “OAB por Elas”. A iniciativa foca na prevenção e no enfrentamento da violência contra a mulher durante as festas de rua.

Advogadas voluntárias distribuirão panfletos com um QR Code nos principais blocos da cidade, começando pelo “Coisa Boa”, na Avenida 9 de Julho. O código dará acesso direto a um atendimento informativo e de acolhimento realizado por profissionais do direito.

“A OAB vai fazer a distribuição de panfletos que vão conter um QR Code e esse QR Code vai dar acesso às mulheres que se sentiram vítimas em alguma situação”, explica a advogada voluntária Gabriela Rodrigues.

Foco preventivo

A campanha busca oferecer um canal seguro de denúncia e orientação, especialmente diante do aumento do consumo de álcool e outras substâncias no Carnaval. A ação foca em casos de importunação sexual, como beijos forçados e gestos violentos.

Gabriela destaca que o primeiro passo é o suporte emocional à vítima. “O papel da OAB nesse sentido é muito isso: primeiro vai fazer o acolhimento para orientar, trazer informação para que ela consiga dar encaminhamento a essa denúncia de forma própria”, detalha a advogada.

Dados alarmantes

A urgência da campanha é reforçada pelos números da Secretaria de Segurança Pública. Ribeirão Preto registrou 177 casos de estupro em 2025, uma média de uma ocorrência a cada dois dias.

“É um momento de maior vulnerabilidade social do ano… a gente tem a incidência maior do uso de bebida alcoólica e por consequência um aumento de exposição de mulheres à violência”, afirma Gabriela Rodrigues.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.