CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Obesidade e inatividade física aumentam risco de doenças cardiovasculares

Ouça a coluna 'CBN Saúde', com Fernando Nobre
Doenças cardiovasculares
Ouça a coluna 'CBN Saúde', com Fernando Nobre

Ouça a coluna ‘CBN Saúde’, com Fernando Nobre

A obesidade e a inatividade física são fatores de risco significativos para doenças cardiovasculares, afetando grande parte da população brasileira. Mais da metade da população apresenta algum grau de excesso de peso (sobrepeso ou obesidade), com um aumento de 23% nos últimos 9 anos. Ainda, mais de 15% dos adultos brasileiros são fisicamente inativos, e 52% são insuficientemente ativos.

Benefícios da atividade física para obesos

Estudos demonstram que a atividade física previne eventos cardiovasculares, com efeitos ainda mais intensos em indivíduos obesos. Um estudo europeu, com mais de 5 mil participantes com 55 anos ou mais, acompanhados por 15 anos, mostrou que pessoas obesas que se exercitavam regularmente apresentaram menor incidência de doenças circulatórias, como infarto e derrame. A pesquisa revelou que, durante o período de acompanhamento, 16% dos participantes tiveram infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), sendo esse percentual significativamente menor entre os indivíduos ativos.

Impacto da inatividade física em obesos

Em contrapartida, o estudo observou um aumento de aproximadamente 35% no desenvolvimento de doenças cardiovasculares em indivíduos obesos inativos. A Dra. Rana, da Universidade de Rotterdam, destacou que pessoas com sobrepeso ou obesidade que praticam atividade física regular obtêm maior proteção contra os efeitos nocivos da obesidade para a saúde cardiovascular.

Combate à epidemia de obesidade

A crescente epidemia de sobrepeso e obesidade, fator de risco para diversas doenças crônicas (hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer), exige medidas eficazes de combate. No Brasil, a obesidade contribui significativamente para os quase dois terços das doenças crônicas. A frase popular ‘o que não mata, engorda’ merece uma nova reflexão: o que engorda, pode, sim, matar. A prevenção, por meio da atividade física e hábitos saudáveis, é fundamental para a saúde cardiovascular.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.